Controlauto da Brisa dá primeiro salto internacional com a compra da catalã PrevenControl

É o primeiro passo na internacionalização para a empresa detida pela Brisa e pela private equity espanhola Portobello Capital. PrevenControl tem oito centros de inspeção em Girona e Barcelona.

A Controlauto, que é detida pela Brisa e pela private equity espanhola Portobello Capital, fechou acordo com os donos do grupo catalão PrevenControl, que detém oito centros de inspeção nas províncias de Girona e Barcelona e atua também na área de segurança e saúde ocupacional.

A líder nacional no setor das inspeções técnicas de veículos, que em 2022 comprou os cinco centros da GlobalTest em Barcelos, Famalicão, Gaia e Oliveira de Azeméis, espera concluir o negócio até ao final do primeiro semestre deste ano. Até lá fica à espera da autorização das autoridades da concorrência nos dois países.

Fundado no início da década de 1980 e sediado na Catalunha, além dos centros de inspeção automóvel, o Grupo PrevenControl é também um dos 20 maiores operadores no setor de segurança e saúde ocupacional no país vizinho. Emprega atualmente perto de 350 pessoas e faturou mais de 25 milhões de euros no ano passado.

“A internacionalização é um dos objetivos estratégicos para os próximos anos. A aquisição do Grupo PrevenControl é o primeiro passo para cumprir este objetivo”, refere Pedro Dias, administrador-delegado do grupo Controlauto.

A proximidade geográfica e um modelo operacional semelhante ao português na área da inspeção técnica de veículos fazem de Espanha um mercado natural e muito interessante para a expansão.

Pedro Dias

Administrador-delegado da Controlauto

Citado numa nota de imprensa, o gestor frisa que “a proximidade geográfica e um modelo operacional semelhante ao português na área da inspeção técnica de veículos fazem de Espanha um mercado natural e muito interessante para a expansão” do grupo.

Foi em novembro que a Portobello Capital comprou a posição minoritária detida pela Real Vida Seguros na Controlauto. Além deste negócio, a private equity espanhola adquiriu também uma participação de 24% na Controlauto Serviços, que até então era detida a 100% pelo grupo Brisa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Controlauto da Brisa dá primeiro salto internacional com a compra da catalã PrevenControl

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião