Chega e PSD firmam acordo para aprovar candidatos aos cargos da Assembleia da República

PSD e Chega terão chegado a um acordo para viabilizar as propostas dos partidos aos cargos de presidente, vice-presidente, secretário e vice-secretário da Assembleia da República.

André Ventura anunciou que o Chega e o PSD firmaram um acordo para viabilizar os nomes propostos para os cargos da Assembleia da República (AR). Enquanto os socias-democratas aprovarão as propostas do Chega aos cargos de vice-presidente, secretário e vice-secretário da Assembleia da República — direito que o partido ganhou por ter conseguido eleger um décimo dos deputados — o Chega viabilizará, por seu turno, a proposta do PSD para a presidência da AR.

O PSD informou esta tarde o Chega de que viabilizará a nomeação dos vários dirigentes do Chega para os vários cargos de vice-presidente da AR, secretário da AR e vice-secretário da AR“, revelou André Ventura, esta segunda-feira, em declarações aos jornalista Passos Perdidos no Parlamento. No mesmo momento, o líder do Chega acrescentou que o partido “viabilizará a proposta que a [Aliança Democrática] apresentou para a presidência do Parlamento”, que será José Pedro Aguiar-Branco.

Além de viabilizar a proposta do PSD à presidência da AR, Ventura garantiu que fará o mesmo em relação ao nome proposto pela Iniciativa Liberal para vice-presidente, o deputado Rodrigo Saraiva. André Ventura ainda não anunciou os nomes para estes cargos, mas garantiu que os dará a conhecer até ao final desta segunda-feira. Primeiro, irá reunir pelas 17h com o seu grupo parlamentar.

O líder do Chega considerou o acordo ser um “momento importante” para afastar o PS “e a extrema-esquerda” dos “lugares decisivos deste Parlamento” em nome da estabilidade. “São os passos que são precisos dar. Garantimos uma maioria absoluta. É importante que possamos dar estabilidade a nível parlamentar“, afirmou.

Esta terça-feira, 26 de março, os 230 deputados iniciarão o processo de tomada de posse na AR e que deverá decorrer até 3 de abril.

Tânger Corrêa será cabeça de lista do Chega às europeias

André Ventura aproveitou o momento para confirmar que António Tânger Corrêa, vice-presidente do Chega, será o cabeça de lista do partido às eleições europeias.

“Vamos a estas eleições europeias para vencer, depois do resultado histórico que alcançamos a 10 de março e depois de termos vencido o círculo da emigração”, disse o líder do Chega, em declarações aos jornalistas nos Passos Perdidos no Parlamento.

Além do Chega, também o Bloco de Esquerda, Partido Comunista a Iniciativa Liberal fizeram as suas escolas. Catarina Martins, ex-coordenador bloquista, será a cabeça de lista pelo partido, enquanto o ex-líder parlamentar do PCP João Oliveira vai ser o cabeça de lista do partido às eleições para o Parlamento Europeu de junho de 2024. Os liberais escolheram João Cotrim de Figueiredo.

Notícia em atualização

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chega e PSD firmam acordo para aprovar candidatos aos cargos da Assembleia da República

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião