E à terceira tentativa, deputados falham em eleger novo presidente da Assembleia da República

  • Ana Petronilho
  • 26 Março 2024

Francisco Assis e José Pedro Aguiar-Branco sem votos suficientes para presidir à AR. Deputados voltam a tentar escolher um novo presidente esta quarta-feira ao meio-dia.

Nem ao fim da terceira votação, já noite dentro, os deputados conseguiram eleger um presidente da Assembleia da República. Os 230 deputados, que tomaram posse esta terça-feira para a XVI Legislatura, foram chamados três vezes à urna, num dia que ficou marcado por uma maratona de votações para eleger a segunda figura do Estado.

Na segunda ronda da segunda sessão das votações Aguiar-Branco, candidato da AD, colheu 88 votos e Francisco Assis, candidato do PS, voltou a vencer com 90 votos. Entre os 230 votos foram contabilizados 52 votos em branco, o que significa que os deputados do Chega voltaram a não votar no ex-ministro da Defesa de Passos Coelho.

A eleição do presidente da Assembleia da República prossegue amanhã, quarta-feira, com os candidatos dos partidos a serem apresentados até às 11 horas e a votação a começar pelo meio-dia.

No final da votação, o líder do Chega, André Ventura, disse aos jornalistas que ia pedir ao líder do PSD, Luís Montenegro, uma reunião para que haja um “entendimento à direita” até ao meio-dia desta quarta-feira, antes da nova votação. Já Joaquim Miranda Sarmento, líder da bancada parlamentar dos social-democratas, avançou o partido estava “disponível para o diálogo com todos”.

Para que o presidente da AR seja eleito tem de colher os votos favoráveis de, pelo menos, 116 parlamentares.

Na primeira sessão das votações, o único candidato a sucessor de Augusto Santos Silva foi o deputado do PSD José Pedro Aguiar-Branco, ex-ministro da Defesa de Passos Coelho, que falhou a eleição com 89 votos a favor, 134 brancos e sete nulos. Na segunda votação, já com três candidatos, Aguiar-Branco teve menos um voto, 88, o socialista Francisco Assis obteve 90 e Manuela Tender, do Chega, conseguiu 49 votos (a bancada do partido tem 50 deputados).

Perante este resultado, o líder parlamentar dos social-democratas, Joaquim Miranda Sarmento, anunciou que o partido iria retirar a candidatura de Aguiar-Branco. Mais tarde, depois de o PS anunciar que ia avançar com a proposta de Assis, Aguiar-Branco recuou e anunciou que iria “apresentar novamente” a sua candidatura em nome do “interesse nacional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E à terceira tentativa, deputados falham em eleger novo presidente da Assembleia da República

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião