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Investimento global em produção audiovisual deve crescer para 247 mil milhões de dólares em 2024

Rafael Ascensão,

Este crescimento surge após uma estagnação registada entre 2022 e 2023, que surgiu depois de um crescimento no ano anterior.

O investimento global na produção de conteúdos cinematográficos e televisivos deve subir 2% este ano, atingindo os 247 mil milhões de dólares (cerca de 228 mil milhões de euros), segundo um estudo da Ampere Analysis.

Este crescimento surge depois de uma estagnação registada entre 2022 e 2023, que surgiu depois de um crescimento no ano anterior. Já 2020, devido à pandemia, foi o único ano em que foi registado um retrocesso no investimento.

Este ano, o reforço feito em filmes e programas originais, em mercados como os da Alemanha, Índia e Coreia do Sul, ajudará também a um aumento de 13% no investimento em conteúdos originais em serviços de streaming, para mais de 27 mil milhões de dólares.

O streaming, de forma global (incluindo conteúdos originais e transmissões desportivas), deverá aumentar o seu investimento em 7%, para os 46 mil milhões de dólares para 2024.

No entanto, no que diz respeito apenas ao mercado norte-americano, o estudo prevê que o investimento dos estúdios cinematográficos diminua 14% este ano, devido aos efeitos ainda das greves dos argumentistas e atores e ao “foco contínuo dos estúdios na eficiência de custos num mercado cinematográfico que permanece deprimido após a pandemia”, refere-se.

Já em termos televisivos, o panorama norte-americano vai manter-se estável enquanto as emissoras “lutam contra as adversidades do mercado de publicidade televisiva”, mercado que conta este ano com a ajuda de eventos como os jogos olímpicos ou as eleições presidenciais.

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