Sonae reabre Aqualuz Lagos após requalificação de 2,3 milhões de euros

A um ano de abrir um hotel de cinco estrelas no Algarve, o grupo nortenho renovou as 125 unidades de alojamento, o restaurante e as piscinas deste aparthotel familiar de quatro estrelas em Lagos.

A Sonae investiu cerca de 2,3 milhões de euros na requalificação do Aqualuz Lagos by The Editory, no Algarve, que incluiu a renovação total de 125 unidades de alojamento e a requalificação e ampliação do restaurante e do bar junto às duas piscinas exteriores, que também foram alvo de intervenção.

O aparthotel familiar de quatro estrelas, que tem uma operação sazonal, acaba de reabrir para a temporada primavera/verão, que se estende até 31 de outubro, anunciando novidades de serviço como o reforço do regime de APA (alojamento e pequeno-almoço) e a possibilidade de suplemento de meia pensão no restaurante do hotel, com 280 lugares.

Aqualuz Lagos by The EditoryBooking

Este investimento acontece pouco mais de três anos depois de a Sonae Capital ter acordado a venda do ativo imobiliário onde opera o Aqualuz Lagos ao fundo Imofumento (gerido pelo BPI) por 20,65 milhões de euros. A operação, comunicada à CMVM em novembro de 2020, foi realizada através da subsidiária Bloco Q.

Também o Aqualuz Troia, inserido no Troia Resort, nesta península do concelho de Grândola (distrito de Setúbal) já tinha sido alvo de um investimento de 1,5 milhões de euros por parte da gestora. Foi concluído no verão de 2022 e transformou este ativo numa unidade de luxo com 132 apartamentos.

A Norte, o grupo liderado por Miguel Mata Gil – opera também na área industrial (Adira), da energia (Capwatt) ou do fitness (Solinca) – está igualmente a requalificar o histórico Porto Palácio, na avenida da Boavista. Envolve a remodelação das salas de reuniões e do centro de congressos e a intervenção nos cerca de 220 quartos do hotel.

Como o ECO adiantou em fevereiro, a Sonae vai avançar com dois novos hotéis de cinco estrelas na Madeira e no Algarve, com aberturas previstas para o primeiro trimestre do próximo ano. Estes novos projetos vão acrescentar 300 camas à oferta turística do grupo, que tem atualmente perto de 1.300 quartos num total de dez unidades espalhadas pelo Porto, Lisboa, Troia e Lagos.

No Algarve, o grupo nortenho vai explorar na mesma cidade o empreendimento que há dois anos está a ser construído de raiz pelo grupo Ferreira Building Power. Além de um hotel de luxo com 204 quartos, terá também uma vertente residence. Situado sobre a falésia na Ponta da Piedade, o futuro The Editory By The Sea Lagos vai empregar diretamente cerca de 50 pessoas e tem abertura prevista para março de 2025.

Para um mês antes (fevereiro de 2025) está agendada a estreia na Madeira com uma unidade de luxo de 98 quartos no Lugar da Ajuda, na zona do Lido, que vai permitir a criação de 30 postos de trabalho diretos. A Sonae Capital vai ficar com a exploração hoteleira do The Editory By The Sea Funchal, cujas obras arrancaram em dezembro e que resulta da reabilitação de um edifício que estava abandonado.

As receitas de alojamento do grupo ascenderam a 30 milhões de euros em 2023, prevendo chegar aos 33 milhões de euros no final deste ano. Quando arrancou com esta área de negócio há mais de 35 anos, com a abertura do Porto Palácio, a operação estava associada à Solinca Eventos. Mais tarde, os hotéis passaram a integrar a Sonae Turismo, que acabou por desaparecer. Pelo meio surgiu a S.Hotels Collection como marca interna de comercialização, até que em 2021 adotou a marca agregadora The Editory Collection Hotels.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae reabre Aqualuz Lagos após requalificação de 2,3 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião