Mercadona injeta 180 milhões na subsidiária portuguesa para continuar a investir no país

A cadeia de supermercados entrou em Portugal em 2019 e espera ganhar dinheiro pela primeira vez no país este ano. Para 2024 tem prevista a abertura de 11 novas lojas e um centro logístico.

A Mercadona vai injetar 180 milhões de euros na empresa portuguesa para financiar o investimento da retalhista no país previsto para 2024. A empresa de supermercados espanhola prevê abrir, este ano, 11 novas lojas e concluir o bloco logístico de Almeirim. Com esta nova soma, o investimento da Mercadona em Portugal supera os 1.260 milhões de euros.

A empresa liderada por Juan Roig aprovou o aumento de capital na empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia, refere o relatório e contas da empresa de 2023. Na apresentação de resultados anuais, Roig já tinha reiterado que vai continuar a apostar na expansão em Portugal, prevendo investir mais 196 milhões de euros, destinados à abertura de 11 lojas e à conclusão do bloco logístico de Almeirim, no distrito de Santarém, que tem inauguração prevista para julho.

Desde 2016 e até ao final do ano passado, a Mercadona, que se estreou em Portugal em 2019, destinou 1.085 milhões de euros para o arranque e a expansão da presença no país. Juntando este novo reforço de capital na empresa portuguesa da Mercadona, o investimento superará este ano os 1.260 milhões de euros, de acordo com os cálculos do jornal espanhol elEconomista.

“Temos tido êxito em Portugal, mas está a custar-nos muito. Não vamos para um terceiro país antes de consolidar muito bem em Portugal. Só vamos para outro país quando soubermos que o mercado português está tão dominado quando o espanhol – e isso vai dar-nos muito trabalho”, referiu Juan Roig na conferência de apresentação de resultados, que decorreu em março.

A Mercadona faturou, em 2023, um total de 35.527 milhões de euros em 2023, dos quais 1.403 milhões de euros em Portugal. “Estamos muito satisfeitos com Portugal. Conseguimos que os clientes nos recebam bem e já temos 8% de quota de mercado [no país]. É uma grande satisfação. Pela primeira vez não perdemos dinheiro em Portugal e, em 2024, estamos certos de que vamos ganhar dinheiro em Portugal. (…) O projeto já é rentável”, detalhou o CEO.

A filial portuguesa da Mercadona registou um resultado líquido de 6,85 milhões de euros em 2023, mostra o relatório e contas da empresa.

Com a abertura de 11 supermercados, Juan Roig fixa o objetivo de atingir vendas de 1.900 milhões de euros em Portugal no final de 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercadona injeta 180 milhões na subsidiária portuguesa para continuar a investir no país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião