Madrid e o País Basco, as duas regiões com as melhores políticas regionais, segundo um estudo do Instituto de Investigação IO

  • Servimedia
  • 12 Abril 2024

A saúde é a questão regional que mais preocupa os espanhóis nas suas respetivas regiões, seguida de listas de espera médicas, taxa de desemprego, nível de pobreza e desigualdade social e educação.

É o que revela o macro-estudo realizado pelo Instituto de Investigação IO, com uma amostra de mais de 5.000 pessoas, para analisar a situação atual em Espanha, bem como nas suas diferentes comunidades autónomas. De acordo com David Martín de la Morena, Diretor de Estudos do IO Research, “para realizar esta análise, tivemos em conta as diferentes políticas implementadas em cada uma das regiões espanholas em áreas essenciais como o desemprego, os cuidados de saúde, as listas de espera, as políticas sociais, a luta contra a corrupção, a educação, a segurança e o turismo. Sem esquecer outras que também são relevantes, como a defesa das liberdades, a pobreza e a desigualdade social, a fiscalidade e a tributação, o ambiente, os transportes, as infra-estruturas, a limpeza e a imigração”.

 

A análise destaca que 21% e 16% dos espanhóis classificam Madrid e o País Basco, respetivamente, como as duas regiões com as melhores políticas regionais em todos os dezasseis domínios analisados. De facto, ambas as regiões lideram em todos os indicadores analisados, ocupando sempre as duas primeiras posições, com exceção do Turismo. A uma distância considerável, a terceira região escolhida pelos espanhóis (8%) é a Catalunha.

“A Comunidade de Madrid destaca-se de forma notória em todas as políticas analisadas, sendo a única região presente em todas elas no top 3”, segundo a IO Research. De facto, a liderança de Madrid é evidenciada pelo facto de ocupar o primeiro lugar em dez das dezasseis políticas, depois de ter sido avaliada de forma particularmente positiva pelos espanhóis.

Concretamente, 43,49% consideram que a política de transportes levada a cabo pelo governo de Madrid é a melhor de Espanha, seguida das políticas levadas a cabo nos domínios das infra-estruturas e dos serviços públicos (36,12%); da fiscalidade e da tributação (26,87%); da defesa das liberdades (26,61%); e da educação (23,63%). Seguem-se os cuidados de saúde – uma das bandeiras da região de Madrid -, a luta contra a corrupção, a segurança e as políticas sociais, com Madrid à frente do País Basco em todos eles.

Por seu lado, os espanhóis consideram que o País Basco é – à frente de Madrid – a região autónoma com as melhores políticas em matéria de pobreza e desigualdade (17,39%), ambiente (13,3%), imigração (16%), limpeza (15,7%) e listas de espera médicas (19,4%). No Turismo, Madrid ocupa o terceiro lugar, atrás das Ilhas Canárias e da Andaluzia.

DEFESA DOS INTERESSES DE MADRID

Segundo a IO Research, “a defesa dos interesses dos cidadãos pelo seu presidente regional significa atuar em benefício dos habitantes dessa região, tendo em conta as suas necessidades e prioridades específicas. Um aspeto particularmente importante para a sociedade que tivemos em conta na elaboração deste estudo e que coloca Madrid, com Isabel Ayuso à cabeça, na vanguarda”. De acordo com o conjunto dos espanhóis, as regiões autónomas que melhor defendem os interesses da sua região junto do Governo espanhol são, por ordem, Madrid, o País Basco e a Catalunha.

Independentemente do seu local de residência, 37,25% dos espanhóis consideram que a Comunidade de Madrid tem o presidente regional que melhor defende os interesses da sua região face ao governo central. Seguem-se 36,5% que consideram que o País Basco, com Íñigo Urkullu à cabeça, é a região que melhor sabe defender os seus interesses face ao Executivo. O IO Research sublinha igualmente que 30% dos espanhóis escolhem a Catalunha como a região cujo presidente, Pere Aragonés, melhor protege os interesses da sua região contra o Governo.

No entanto, se tivermos em conta a opinião dos cidadãos de cada Comunidade Autónoma sobre a defesa dos interesses da sua região pelos respetivos presidentes, o panorama muda. Em primeiro lugar está o País Basco, com 59,7% dos bascos a considerarem que é o seu presidente quem melhor os defende. Segue-se Madrid, com 48% dos madrilenos a considerarem que é Isabel Díaz Ayuso quem melhor defende os seus interesses, seguida de Castilla-La Mancha, com 47% dos habitantes de La Mancha a colocarem Emiliano García Page como o presidente regional que melhor defende as suas necessidades particulares perante o governo espanhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madrid e o País Basco, as duas regiões com as melhores políticas regionais, segundo um estudo do Instituto de Investigação IO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião