União Europeia apela à “máxima contenção” de Israel e Irão

  • Lusa
  • 14 Abril 2024

"A União Europeia continua comprometida em contribuir para a segurança da região e está em contacto próximo com todos os lados, afirmou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

A União Europeia afirmou domingo que uma nova escalada de tensão no Médio Oriente “é do interesse de ninguém” e instou as partes envolvidas no conflito, Israel e Irão, a “agirem com a máxima contenção” depois de ataque iraniano.

“Apelamos a todas as partes para agirem com a máxima contenção”, afirmou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, numa declaração escrita em nome da União Europeia.

No curto comunicado, é referido que a União Europeia condena os ataques iranianos com recurso a ‘drones’ (aeronaves não tripuladas) e mísseis contra Israel, classificando-a como um escalar “sem precedentes” das tensões e uma ameaça “à segurança regional”.

A União Europeia reitera “o seu compromisso para com a segurança de Israel”, lê-se no comunicado de Josep Borrell, realçando que uma nova escalada de violência “é do interesse de ninguém”.

“A União Europeia continua comprometida em contribuir para a segurança da região e está em contacto próximo com todos os lados”, acrescentou.

O Irão lançou na noite de sábado e madrugada de hoje um ataque contra Israel, com recurso a mais de 200 ‘drones’, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos, a grande maioria intercetados, segundo o Exército israelita.

O ataque surgiu depois de um bombardeamento ao consulado iraniano em Damasco, em 01 de abril, que matou sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios, aumentando as tensões entre Teerão e Telavive, já marcadas nos últimos tempos pela ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia apela à “máxima contenção” de Israel e Irão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião