A Puig, a Europastry, a Hotelbeds, a Volotea e a Tendam esperam entrar na bolsa este ano com uma avaliação conjunta de mais de 20 mil milhões

  • Servimedia
  • 15 Abril 2024

Depois de a possibilidade da Astara, filial da Bergé, ter sido cancelada há poucos dias devido às condições do mercado, o mercado espera que até cinco novas empresas sejam cotadas nos próximos meses.

Mais concretamente, Puig, Europastry, Hotelbeds, Volotea e Tendam são os candidatos mais evidentes à entrada em bolsa e a avaliação conjunta de todas elas poderá atingir mais de 20.000 milhões de euros, segundo as primeiras estimativas dos analistas.

Puig, o grupo catalão de perfumaria conhecido pelas suas marcas de luxo emblemáticas e presidido por Marc Puig, vai abrir caminho com uma estreia na bolsa prevista para maio. A empresa oficializou na segunda-feira a sua intenção de se tornar pública, com o objetivo de angariar mais de 2,5 mil milhões de euros, com uma avaliação total que os analistas estimam em 10 mil milhões de euros.

A operação, que será a maior estreia em bolsa em Espanha desde a Aena em 2015, está prevista para ser cotada a 30 de abril e as ações serão admitidas à negociação a 3 de maio, embora tudo dependa das condições do mercado.

Entretanto, embora inicialmente estivesse na dicotomia entre a entrada em bolsa ou o financiamento por private equity, a Hotelbeds, um dos principais players do setor das viagens e hotelaria, está a contemplar uma OPI após o verão com uma avaliação superior a 4.000 milhões, depois de ter rejeitado ofertas de fundos de private equity por um valor inferior.

De acordo com um comunicado, a empresa liderada por Nicolas Huss planeia refinanciar até 1,3 mil milhões de euros do seu passivo e comprometeu-se a reembolsar aos seus três principais acionistas – os fundos Cinven, CPPIB e EQT – os 240 milhões de euros que forneceram durante a pandemia para evitar o seu colapso.

A Europastry, líder no setor da massa de padaria congelada, é a próxima na lista e, segundo fontes do mercado, está também a considerar juntar-se à vaga de OPI em julho próximo, com uma avaliação inicial de cerca de 3 mil milhões de euros. Este preço estaria em conformidade com os múltiplos que foram pagos noutras operações do setor, como a recente aquisição da Monbake por 900 milhões.

A operação envolveria uma combinação de uma OPI (Oferta Pública Inicial) para vender o capital da MCH e um aumento de capital (Oferta Pública de Subscrição), com os fundos dos quais a empresa obteria liquidez para continuar com os seus planos de crescimento e expansão, que estão a ser levados a cabo sob a presidência de Jordi Gallés. Em todo o caso, segundo estas fontes, a família fundadora manteria a sua posição atual.

Por seu lado, a Tendam, proprietária da conhecida cadeia de moda Cortefiel, espera estrear-se na bolsa em junho próximo. De acordo com fontes do mercado, a ideia dos sócios é colocar no mercado cerca de 25% do capital da empresa para obter cerca de 600 milhões, pelo que a avaliação da Tendam poderá situar-se entre os 2.400 e os 2.700 milhões.

Recentemente, a empresa presidida por Jaume de Miquel continuou a dar passos no sentido da sua saída com o reembolso antecipado de 300 milhões de euros em obrigações que acaba de executar, quatro anos antes dos vencimentos previstos no calendário inicial.

O último a tomar posição sobre este assunto foi a Volotea, cujo CEO, Carlos Muñoz, anunciou na terça-feira que abriu a porta à realização da sua anunciada OPI durante o segundo semestre do ano, mas não exclui a possibilidade de a adiar para 2025 ou 2026, caso não se verifiquem as condições ideais de mercado. A companhia aérea poderia obter até 850 milhões de euros, de acordo com os rácios dos seus comparáveis.

A empresa garantiu que uma parte dos fundos obtidos com a sua entrada na bolsa será utilizada para liquidar antecipadamente os 313 milhões de euros que a empresa ainda deve à SEPI e à ICO pelo resgate financeiro obtido após a crise da Covid-19.

Por fim, a Restaurant Brands Iberia, a Cosentino e a OK Mobility estão a avaliar a possibilidade de se tornarem públicas em 2025.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Puig, a Europastry, a Hotelbeds, a Volotea e a Tendam esperam entrar na bolsa este ano com uma avaliação conjunta de mais de 20 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião