Evercore e Uría Menéndez vão assessorar Ercros na OPA da Bondalti

A empresa espanhola escolheu a americana especializada em operações de banca de investimento que estava a montar a operação de privatização da TAP para assessora financeira na oferta da Bondalti.

A espanhola Ercros contratou a Evercore Partners International, como assessora financeira, e a Uría Menéndez, como assessora legal, para assessorarem a companhia na Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela química portuguesa Bondalti por 329 milhões de euros.

A Evercore é uma empresa americana especializada em operações de banca de investimento e tinha sido escolhida para montar a operação de privatização da TAP, um processo que entretanto será decidido pelo novo governo. Já a Uría Menéndez é uma conhecida empresa de advogados, que se juntou à marca Francisco Proença de Carvalho, em Portugal. No entanto, o advogado anunciou em fevereiro que irá deixar a Uría Menéndez no final de agosto.

A escolha dos assessores financeiro e legal por parte da empresa espanhola surge depois de o regulador do mercado espanhol, a Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), ter aprovado o início de avaliação da OPA lançada pela portuguesa Bondalti sobre a gigante espanhola Ercros, o primeiro passo para a operação avançar.

O regulador do mercado de capitais espanhol aceitou a oferta, na qual a empresa do Grupo José de Mello oferece 3,26 euros por cada ação da empresa espanhola, considerando que a química portuguesa cumpriu todos os formalismos legais. Com este registo, a CNMV fica agora a aguardar a decisão do Executivo espanhol, liderado por Pedro Sánchez, sem a qual não poderá produzir uma decisão final sobre a oferta.

Num primeiro comentário à OPA, a administração da Ercros considerou que a oferta da Bondalti é “não solicitada” e “não acordada”. Nesse mesmo comunicado, a 7 de março, a empresa informava que “está em processo de nomeação de um consultor financeiro e de um consultor jurídico para auxiliar durante o processo da Oferta no cumprimento das suas funções e na salvaguarda dos interesses dos acionistas da Companhia”.

Minoritários são decisivos

O sucesso da Oferta será decidido pelos pequenos investidores. Menos de 21% das ações correspondem a participações superiores a 3% do capital. O maior acionista da Ercros é, desde o passado dia 11 de março, o advogado Víctor Manuel Rodríguez Martín, que liderou importantes revoltas de pequenos investidores à frente da Ercros.

Víctor Rodríguez Martín reforçou a sua participação na Ercros de 5,52% para 6,092%. Com este aumento da posição, o advogado ultrapassou os 6,015% detidos pelo empresário Joan Casas Galofré. O advogado adquiriu 0,572% do capital da gigante espanhola, num investimento de 1,79 milhões de euros, elevando o valor total da sua posição para 18,9 milhões de euros.

Apesar de o advogado ser o maior investidor individual, o casal Joan Casas Galofré e Montserrat García Pruns (6,015%+3,61%) controla junto perto de 10% do capital, surgindo como os principais beneficiários da oferta, caso decidam aceitar os termos propostos pela empresa lusa. Se venderem na OPA encaixam 31 milhões de euros. Já o fundo norte-americano Dimensional Fund, participado pelo ex-ator e governador Arnold Schwarzenegger, detém 4,99%.

Este movimento mostra que Víctor Rodríguez Martín estará a preparar a sua oposição à OPA de 329 milhões de euros lançada pela empresa detida pelo Grupo José de Mello sobre a química espanhola. A contrapartida de 3,6 euros oferecida pela Bondalti implica um prémio de 40,6% face à cotação de fecho registada na véspera do anúncio da OPA (2,56 euros). Mas este valor está cerca de 20% abaixo do máximo de 4,80 euros fixado há menos de um ano, em abril de 2023.

Segundo o Expansión, o advogado considera que a oferta da Bondalti “é baixa e aproveita a debilidade da empresa”, criticando a gestão de Antonio Zabalza no último ano. Ainda segundo o jornal espanhol, Víctor Rodríguez Martín estará convicto que a “Bondalti não alcançará 75% da OPA, mas ficará na estrutura acionista controlando a empresa”.

Também a administração da empresa emitiu um primeiro comunicado em reação à OPA, adiantando que a oferta da Bondalti é “não solicitada” e “não acordada”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Evercore e Uría Menéndez vão assessorar Ercros na OPA da Bondalti

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião