EUA vão aplicar novas sanções ao Irão “nos próximos dias”, diz Janet Yellen

  • ECO
  • 16 Abril 2024

"Nas discussões que tive, todas as opções para interromper o financiamento do terrorismo no Irão continuam a estar em cima da mesa", disse a secretária do Tesouro norte-americano.

A secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, alertou esta terça-feira que os Estados Unidos pretendem aplicar novas sanções ao Irão nos próximos dias devido ao seu ataque sem precedentes contra Israel, e que estas ações poderão ter como objetivo reduzir a capacidade do Irão de exportar petróleo.

“No que diz respeito às sanções, espero que tomemos medidas adicionais contra o Irão nos próximos dias”, disse Yellen numa conferência de imprensa à margem das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, em Washington, citada pela Reuters. “Não fazemos previsões dos nossos instrumentos de sanções. Mas nas discussões que tive, todas as opções para interromper o financiamento do terrorismo no Irão continuam a estar em cima da mesa“.

Yellen afirmou que o Departamento do Tesouro e o Departamento de Estado tomaram medidas no passado para conter o comportamento “desestabilizador” do Irão, diminuindo a sua capacidade de exportar petróleo. “É evidente que o Irão continua a exportar algum petróleo. Talvez possamos fazer mais. Não quero antecipar as nossas atividades de sanções reais, mas certamente que isso continua em foco como uma possível área que poderíamos abordar”.

O ataque do Irão a Israel no último fim de semana e o seu financiamento de grupos militantes em Gaza, no Líbano, no Iémen e no Iraque ameaçam a estabilidade no Médio Oriente e podem causar repercussões económica, adiantou, sublinhando que os Estados Unidos estão a utilizar sanções financeiras para isolar o Irão e impedir a sua capacidade de financiar grupos que representam os seus interesses e de apoiar a guerra da Rússia na Ucrânia.

O Tesouro tem como alvo mais de 500 indivíduos e entidades ligadas ao terrorismo e ao financiamento do terrorismo pelo regime iraniano e seus representantes desde o início do governo Biden em janeiro de 2021, disse Yellen. Isso incluiu o desenvolvimento dos programas de drones e mísseis do Irão e financiamento do grupo militante palestino Hamas, dos Houthis no Iémen, do Hezbollah no Líbano e de grupos de milícias iraquianas, disse.

“Desde o ataque deste fim de semana até aos ataques dos Houthi no Mar Vermelho, as ações do Irão ameaçam a estabilidade da região e podem causar repercussões económicas”, afirmou Yellen, sem dar pormenores.

No sábado, o Irão lançou mais de 300 drones e mísseis contra Israel, o seu primeiro ataque direto contra o país, em retaliação a um suposto ataque aéreo israelita contra o complexo da sua embaixada em Damasco, a 11 de abril, que matou oficiais militares de elite. As forças armadas israelitas afirmaram que abateram quase todos os drones e mísseis e que o ataque não causou mortes, mas a situação aumentou os receios de uma guerra aberta entre os inimigos de longa data.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA vão aplicar novas sanções ao Irão “nos próximos dias”, diz Janet Yellen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião