Galp lançou venda de metade da participação no bloco na Namíbia onde fez importante descoberta de petróleo

A Galp está a tentar vender uma participação de 40% no bloco de exploração ao largo da Namíbia, onde fez uma importante descoberta de petróleo, disseram três fontes à Reuters. Ações disparam 18,42%.

A Galp Energia GALP 0,20% lançou a venda de metade da sua participação num bloco de exploração ao largo da Namíbia, onde fez uma importante descoberta de petróleo, disseram esta segunda-feira à Reuters três fontes do setor familiarizadas com o assunto.

A Galp detém uma participação de 80% e é operadora na Licença de Exploração Petrolífera 83, que cobre uma área de quase 10.000 quilómetros quadrados na Bacia de Orange. A NAMCOR e a Custos detêm 10% cada.

O bloco inclui o campo Mopane, que a Galp estima conter pelo menos dez mil milhões de barris de petróleo e gás após a conclusão da primeira fase de exploração.

A Galp está a tentar vender uma participação de 40% no bloco, disseram as fontes que não puderam ser identificadas porque não estão autorizadas a falar com os media. A Reuters referiu que a Galp não quis comentar, mas adiantou que a empresa já tinha indicado anteriormente que poderia lançar um processo para atrair outros investidores para os seus projetos na Namíbia, uma vez que estes poderiam atingir uma grande escala.

Às 11h38, as ações da Galp disparavam 18,42%, para 18,995 euros cada, ajudando o índice PSI a avançar 2,53%.

No domingo, a Galp enviou uma nota à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a dar conta da conclusão da primeira fase da campanha de exploração. Os trabalhos “potencialmente posicionam” este projeto como “uma importante descoberta comercial”, afirmou a empresa.

Segundo a Reuters, a Galp está também a oferecer-se para ceder o controlo do desenvolvimento do projeto ao potencial comprador, que se espera ser um grande rival internacional com um forte historial na gestão de projetos, disseram as fontes.

A Galp contratou o Bank of America para gerir o processo de venda, que poderá angariar vários milhares de milhões de dólares para a Galp, embora o valor exato ainda não seja claro, disseram as fontes.

(Notícia atualizada às 11h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp lançou venda de metade da participação no bloco na Namíbia onde fez importante descoberta de petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião