A moda nupcial, a joalharia fina e a gastronomia estão a ganhar terreno junto de um público que aspira à personalização e à exclusividade

  • Servimedia
  • 14 Maio 2024

O setor nupcial em Espanha é o quarto maior produtor do mundo e conseguiu recuperar estabilidade e força nas vendas e presença internacional em 2023 e até agora em 2024.

E não só na moda, mas também na joalharia fina e na alta gastronomia, tem-se afirmado junto de um público que exige personalização, identidade e exclusividade, acompanhando ou antecipando as preferências dos compradores e das novas gerações.

No domínio da moda, exemplos destas tendências foram vistos na recente Barcelona Fashion Week, que reuniu 400 marcas, 80% das quais internacionais, com mais de 23.000 visitantes, de acordo com o balanço da organização. Barcelona voltou a ser o epicentro do sector durante alguns dias, com a presença da empresa de alta costura Giambattista Valli, que escolheu este evento para apresentar pela primeira vez em passerelle a sua coleção nupcial, a “Love Collection”. Uma exposição baseada na essência da individualidade, nos sonhos partilhados e na celebração do amor.

Nesta edição, o espaço da alta-costura teve maior destaque, com a presença de mais marcas de luxo, como Zuhair Murad, Elie Saab e Stephane Rolland. O objetivo era ter um alto nível de tendências de moda, juntamente com marcas consagradas com selo espanhol e fama internacional, como a Pronovias, cuja estratégia agora também inclui o reforço da sua posição como marca no segmento premium. Todas estas marcas, juntamente com empresas espanholas já estabelecidas, abriram-se para diversificar modelos e propostas, optando pela diversidade de estilos e para responder à exclusividade e identidade que marcam as tendências atuais, segundo a organização.

A par da moda, a joalharia fina também desempenha um papel fundamental no setor nupcial, uma vez que os acessórios fazem parte da essência e da personalização que se procura neste tipo de celebração. Este ano, marcas com uma longa tradição como a Rabat propuseram coleções que combinam um excelente trabalho artesanal e uma forma de criar uma história de amor e tradição através dos melhores diamantes da empresa, segundo a mesma. A equipa criou peças concebidas para recriar a expressão máxima dos desejos, das emoções e da singularidade de cada mulher e da sua história. Outras marcas internacionais, como a Chopard, destacam-se pelas suas jóias para noivas com desenhos que são a materialização de sonhos baseados em diamantes que são usados em coleções de noivado e criações personalizadas com a mais alta qualidade e uma configuração clássica e intemporal.

O setor do luxo também chega à mesa do casamento através da oferta gastronómica de grandes chefs, que oferecem catering e banquetes para casamentos e são uma tendência crescente. Prova disso é o compromisso assumido pelos irmãos Roca com o Espai Mas Marroch, onde os proprietários do Celler de Can Roca com 3 estrelas Michellin oferecem, com a sua filosofia criativa, um espaço único onde se pode descobrir a sua gastronomia. Da mesma forma, o chef basco Eneko Atxa, com 3 estrelas Michellin, também oferece uma vasta experiência vestindo as mesas mais elegantes do País Basco com a sua proposta, bem como as 12 estrelas Michellin Martín Berasategui ou o catalão Nandu Jubany.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A moda nupcial, a joalharia fina e a gastronomia estão a ganhar terreno junto de um público que aspira à personalização e à exclusividade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião