Olympus instala em Portugal Centro de Advanced Analytics

A operação em Portugal tem arranque previsto para julho. A equipa que trabalha esta área a nível global está a ser recrutada.

A Olympus está a reforçar o seu investimento em Portugal e decidiu instalar em Coimbra o novo Centro de Advanced Analytics. A operação em Portugal tem arranque previsto para julho. A equipa que trabalha esta área a nível global está a ser recrutada.

Em Portugal a multinacional já tem a operar uma fábrica de reparações de equipamento médico em Coimbra, tendo investido em 2022 cerca de 32 milhões de euros em novas instalações. “A Olympus fez um grande investimento para reforçar o centro global de reparações, uma unidade de negócio muito importante para a empresa, em Coimbra, o qual proporciona sinergias adicionais em termos de otimização baseada em dados e de integração de Data & Analytics em oportunidades de negócio chave”, começa por destacar Telina Reil, global head of Insights & Analytics na Olympus, ao ECO.

O investimento no país – na unidade de reparações em Coimbra já trabalham cerca de 350 pessoas – pesou na decisão na hora de decidir onde instalar o centro global, mas não só. “Proximidade de boas universidades técnicas e um mercado com muitos talentos, que já adquiriram experiência de trabalho em empresas internacionais e globais“, elenca a responsável por este centro.

A equipa alocada ao novo centro será responsável pela plataforma global de data & analytics (plataforma DnA). Esta funciona como “um lago de dados, ou seja, como uma fonte única de verdade, por exemplo, para os dados da empresa, do mercado e dos clientes, permitindo assim um acesso e uma utilização mais alargada dos dados pela Olympus enquanto organização a nível mundial”, explica Telina Reil.

“Será também a interface para serviços analíticos eficazes e compatíveis, permitindo uma vasta carteira de funções analíticas avançadas, incluindo tópicos como a GenAI, para apoiar objetivos comerciais que vão desde a produtividade à inovação e ao crescimento”, refere ainda.

Na prática, a equipa da plataforma DnA vai dar, sobretudo, apoio interno à Olympus com o “objetivo de a tornar uma empresa orientada para os dados e fazer uma utilização inteligente das tecnologias de dados mais recentes existentes atualmente em todas as funções e unidades de negócio. Isto também inclui o apoio a novos produtos e serviços digitais da Olympus com dados”.

A equipa assegurará também a ligação com a unidade digital da Olympus que lida com dados médicos, hospitalares e IoT dos produtos da empresa junto de médicos ou prestadores de cuidados de saúde.

O centro em Coimbra arranca com quatro pessoas. “Vai constituir um “núcleo” experiente e qualificado para dados atuais e de cloud analytics para a Olympus e, por conseguinte, terá um alcance global, tanto em termos stakeholders como da comunidade de dados e de análise avançada/IA em constante crescimento na Olympus.

A integração de Data & Analytics nos objetivos comerciais e a colaboração interfuncional são fundamentais para o sucesso”, refere a responsável. Por isso, “esta equipa é um ponto de partida importante para uma base flexível para o futuro, onde podemos crescer sempre que necessário para tornar a Olympus uma empresa ainda mais forte e, com isso, aumentar o valor a criar para os nossos clientes e parceiros em todo o mundo”, acrescenta quando questionada sobre o potencial crescimento da unidade ao nível de pessoas.

Para formar esta equipa, a Olympus está a recrutar para as posições de Head of Data and Analytics platform; Senior Data Solutions and Cloud Architect / Engineer; Senior DataOps, DevOps and MLOps Architect/Engineer e Senior ML engineer / Data Scientist.

Esta equipa poderá trabalhar de modo totalmente remoto, se assim o desejar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Olympus instala em Portugal Centro de Advanced Analytics

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião