Governo promete “perder complexos ideológicos” na reforma do SNS

O programa de emergência para o Serviço Nacional de Saúde será apresentado nas próximas duas semanas. Mas o Governo quer também avançar com uma "transformação estrutural" na saúde.

O primeiro-ministro assegurou que o plano de emergência na saúde seria apresentado dentro do prazo prometido, até junho. Mas sinalizou também que o Governo tem a intenção de, nesta legislatura, “perder complexos ideológicos que têm sido o travão a uma reforma no Serviço Nacional de Saúde (SNS) que seja capaz de oferecer acesso a quem mais precisa”.

Luís Montenegro prometeu assim, no debate quinzenal com os deputados realizado esta quarta-feira, uma “transformação estrutural” na saúde, ao longo da legislatura, para a qual quer recolher contributos dos grupos parlamentares, após apresentar e implementar o programa de emergência para o SNS.

Respondendo a críticas do Chega de que o programa de emergência ainda não tinha sido apresentado, apontou que “só alguém que confia muito na capacidade deste governo poderia pedir-lhe que em 30 dias apresentasse um plano de emergência que não foi levado a cabo” pelo Governo anterior por oito anos. “Está mais socialista do que os socialistas”, atirou a André Ventura.

O primeiro-ministro sinalizou anda que “só vai ter de esperar mais duas semanas no máximo” para conhecer o programa de emergência para o SNS, que “tem incidência na recuperação dos tempos, tem foco na obstetrícia, tem plano para dar resposta de medicina familiar”.

Ressalva ainda assim que “o programa de emergência é muito importante mas é de emergência, não é ainda transformação estrutural” e, para isso, o Governo “vai aproveitar a legislatura”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo promete “perder complexos ideológicos” na reforma do SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião