33% das mulheres sentem pressão para alterar a sua aparência devido às imagens que veem nas redes sociais

  • Servimedia
  • 17 Maio 2024

Na sequência desta análise, a Dove decidiu tomar medidas, renovando o seu compromisso e vetando a utilização de IA em qualquer uma das suas campanhas.

33% das mulheres sentem-se pressionadas a alterar a sua aparência devido às imagens que veem nas redes sociais, de acordo com um estudo do 20.º aniversário da Dove para compreender como a beleza afeta as mulheres e as raparigas de hoje.

Há vinte anos, Dove foi uma das marcas pioneiras a mostrar como é a beleza quando é real, com o lançamento do seu primeiro spot em 2004, “Evolution”. Nesta campanha, a marca mostrou como os programas e os retoques fotográficos podem criar padrões de beleza irrealistas, prejudicando assim a autoestima das mulheres.

Em 2004, apenas 2% das mulheres se consideravam bonitas. Assim, Dove entrou em ação, desafiando a sociedade, os meios de comunicação social e a própria indústria da beleza a mudar a sua imagem das mulheres. Durante duas décadas, Dove continuou a reforçar a confiança corporal e a autoestima de milhões de mulheres e raparigas”, afirma a empresa.

Para assinalar os 20 anos do lançamento da Campanha Real Beleza, Dove contactou mais de 33.000 pessoas em 20 países, realizando o maior estudo de sempre de uma marca de beleza para compreender como a beleza afeta as mulheres e as raparigas de hoje. Neste relatório, ‘O Verdadeiro Estado da Beleza’, Dove descobriu que o valor desproporcionado que a sociedade atribui à aparência intensificou a pressão para lutar por um determinado estereótipo de beleza.

Este estudo demonstra que o trabalho iniciado em 2004 está longe de ter terminado, mostrando como é importante que marcas de beleza como Dove nunca parem de expor o impacto prejudicial dos ideais de beleza tóxicos e de defender o poder da verdadeira beleza.

Entre as conclusões deste estudo está o facto de 1 em cada 3 mulheres sentir pressão para alterar a sua aparência devido às imagens que veem nas redes sociais, mesmo quando sabem que são falsas ou geradas por IA. Quase 9 em cada 10 mulheres e raparigas afirmam ter sido expostas a conteúdos de beleza tóxicos em linha, enquanto 2 em cada 5 dariam um ano da sua vida para alcançar o seu corpo e beleza ideais. Ao mesmo tempo, 2 em cada 3 mulheres interiorizam que se espera que sejam fisicamente mais atraentes do que a geração das suas mães.

A Dove efetuou uma análise exaustiva de todos os dados recolhidos no estudo macro e decidiu tomar medidas. “A Dove representa as mulheres como elas são na vida real, nunca recorrendo à contratação de modelos profissionais para as suas campanhas e anúncios, nem distorcendo ou modificando imagens com retoques. Portanto, como a Inteligência Artificial (IA) ameaça a representação da beleza real hoje, a Dove compromete-se ainda a nunca usar IA para representar mulheres reais em seus anúncios, mantendo sua promessa: sempre apresentar mulheres reais como elas são; esforçar-se para representar a diversidade de todas as mulheres; defender a visão de uma mulher sobre sua própria beleza; e promover a confiança corporal e a autoestima “, disse a empresa.

O CÓDIGO

Com este mesmo objetivo claro em mente, a Dove está a lançar a sua mais recente campanha, “The Code”, que irá sensibilizar para a ameaça que a IA representa para a representação da verdadeira beleza. “Pedimos à IA para gerar uma imagem de uma mulher bonita e ela mostrou-nos uma imagem irreal e perfeita; depois fizemos a mesma pergunta, mas acrescentámos ‘de acordo com a beleza real da Dove’ e apareceu a imagem de uma mulher com características naturais e muito mais representativas”, diz Anna Gost, responsável pela Dove em Espanha. “Em 2025, 90% do conteúdo online será gerado por IA e temos de tomar medidas para defender a transparência e a diversidade da verdadeira beleza. Na Dove, conseguimos gerar um impacto que até a IA foi capaz de registar, mas ainda há um longo caminho a percorrer”.

O responsável salienta que a IA está a perpetuar padrões de beleza irrealistas e uma falta de representação através do conteúdo que está a criar. Embora a IA tenha o potencial de encorajar a criatividade e o acesso à beleza, com 1 em cada 4 mulheres (28%) e quase 1 em cada 2 raparigas (41%) a concordarem que a possibilidade de criar diferentes versões de si próprio utilizando a IA é empoderadora, continua a ser necessária uma maior representação e transparência.

Esta campanha mostra a imagem de uma mulher perfeita de acordo com o conceito de beleza da sociedade e, por sua vez, mostra uma imagem de uma mulher bonita com características naturais e diversas de acordo com o conceito de beleza real da Dove.

Embora os problemas de confiança corporal possam afetar toda a gente, as mulheres e as raparigas são o grupo mais afetado pelas pressões sobre a imagem corporal. O foco geral da Dove é este público em particular, razão pela qual esta campanha foi criada como parte do compromisso da marca em abordar questões que afetam a autoconfiança e a autoestima. No entanto, a Dove também incluiu homens e rapazes no estudo macro e também chegou a uma série de conclusões úteis para apoiar ainda mais as questões dos homens através das suas campanhas Dove Men+ Care.

Para ajudar a estabelecer novos padrões digitais de representação, a Dove criou o “The Real Beauty Guide”, um guia gratuito para professores, criadores de conteúdos e qualquer pessoa que utilize inteligência artificial, que mostra como criar imagens nestas plataformas para representar a verdadeira beleza nos programas de IA mais populares.

Desta forma, a marca da empresa Unilever está agora mais empenhada do que nunca em fazer da beleza uma fonte de felicidade para todas as mulheres e raparigas, tomando medidas concretas para a inclusão da beleza e a autoestima positiva para todos e lutando contra os falsos estereótipos, agora cada vez mais fomentados pela IA.

A Dove acrescenta que saúda e aplaude todas as iniciativas e todos aqueles que dão voz à verdadeira beleza e compromete-se a continuar a trabalhar para promover a representação inclusiva e respeitosa das mulheres nas suas campanhas de comunicação. “A marca de beleza acredita firmemente que todos os corpos são iguais, independentemente da sua forma, cor ou características. Dove procura não só sensibilizar para os atuais desafios da indústria da beleza, mas também inspirar mudanças positivas no sentido de uma representação mais inclusiva e autêntica da beleza a todos os níveis.

 

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

33% das mulheres sentem pressão para alterar a sua aparência devido às imagens que veem nas redes sociais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião