Media

ERC aprova venda das marcas da Global Media à Notícias Ilimitadas

Carla Borges Ferreira,

Jornal de Notícias, Jornal de Notícias História, NTV, Delas, Notícias Magazine, O Jogo, Volta ao Mundo e Evasões, bem como as licenças da rádio TSF, são os títulos envolvidos na operação. 

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aprovou a venda dos títulos da Global Media à Notícias Ilimitadas.

Em comunicado enviado esta segunda-feira, o regulador anuncia que deliberou “não se opor à operação de concentração que consiste na aquisição pela Notícias Ilimitadas, S.A., da propriedade das marcas editoriais da Global Notícias – Media Group, S.A., bem como de participações do capital social por esta detidas na Rádio Notícias – Produção e Publicidade, S.A.”.

Jornal de Notícias, Jornal de Notícias História, NTV, Delas, Notícias Magazine, O Jogo, Volta ao Mundo e Evasões, bem como as licenças da rádio TSF, são os títulos envolvidos na operação.

O Conselho Regulador concluiu que a operação projetada não coloca em causa os valores da liberdade de expressão, do pluralismo e da diversidade de opiniões, a par da livre difusão de, e acesso a, conteúdos, cuja tutela incumbe à ERC acautelar”, escreve o órgão dirigido por Helena Sousa.

O parecer da ERC foi emitido a pedido da Autoridade da Concorrência, na qual o processo deu entrada em meados de abril. Sendo uma operação na área dos media, o parecer da ERC antecedia a decisão da AdC.

O contrato promessa de compra e venda foi assinado no início de abril. O negócio vai ser fechado por 16 milhões de euros, valor que já inclui os dois milhões que o consórcio pagou a mais para ficar com a rádio.

Existia, recorde-se, a possibilidade de a TSF ser vendida à parte, o que só não aconteceria se o consórcio formado pela Parsoc (30%), pela OTI Investimentos (25%), por Domingos de Andrade (20%), pela Mesosytem (15%) e pela Ilíria (10%) cobrissem em dois milhões a proposta pela rádio, já novamente liderada por Domingos de Andrade, agora como diretor-geral.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.