A “Cidade do Desporto” conclui a sua primeira fase de conceção e planeamento para construir 265 000 metros quadrados para desporto e lazer

  • Servimedia
  • 22 Maio 2024

A primeira fase da "Ciudad del Deporte" tem um investimento estimado em mais de 350 milhões de euros para a construção de um total de cinco lotes, dois dos quais municipais.

A “Ciudad del Deporte”, a iniciativa de desenvolvimento urbano que irá rodear o estádio Cívitas Metropolitano, já concluiu a primeira fase de conceção e planeamento. O projeto entra agora numa nova fase, com o pedido à Câmara Municipal de Madrid das licenças correspondentes para iniciar a fase de execução e construção.

Alinhada com as últimas tendências da indústria do desporto, do lazer e do bem-estar, a “Ciudad del Deporte” é um projeto “inovador e sustentável”, dotado de uma infraestrutura diferencial e de vanguarda, tendo o desporto como epicentro. Um total de cinco terrenos com uma superfície de mais de 265.000 metros quadrados para o desporto e cerca de 380.000 metros quadrados de zonas verdes, dentro dos 1.140.000 metros quadrados ocupados pelo Parque Deportivo del Este, onde se situará a Cidade.

Para a construção desta primeira fase da Cidade do Desporto, estima-se um investimento superior a 350 milhões de euros, dando lugar a um espaço único que impulsionará definitivamente a zona oriental da capital, convertendo-se, além disso, num dos projetos de referência para a transformação da Área Metropolitana de Madrid nos próximos anos e numa das principais atrações desportivas e de lazer de Espanha.

A “Cidade do Desporto”, que se estima venha a gerar mais de 3.500 postos de trabalho diretos e indiretos, “está pensada para todos os madrilenos, bem como para melhorar as infra-estruturas e revitalizar esta zona, graças ao desenvolvimento de terrenos que, até agora, estavam desaproveitados. Uma iniciativa que redefine a cornija nordeste de Madrid com o objetivo de se tornar num novo epicentro de atração, transformando esta zona de Madrid numa das principais atrações desportivas e de lazer do país”, afirma Óscar Mayo, Diretor Geral de Receitas e Operações do Club Atlético de Madrid.

Ao longo dos últimos dois anos, desde que o Atlético de Madrid obteve a concessão municipal para a construção do projeto, esta primeira fase de conceção e planeamento, recentemente concluída, foi sendo moldada e desenvolvida “com o objetivo de criar um projeto único para todos os utilizadores, incluindo os residentes do bairro de San Blas-Canillejas, e alinhado com as tendências mais atuais da indústria do desporto, lazer e bem-estar. Desta forma, a “Cidade do Desporto” já é uma realidade, um projeto que transformará Madrid e que terá um impacto positivo na vida quotidiana dos habitantes de San Blas-Canillejas, indo além da melhoria das infra-estruturas e da revitalização desta zona”, salienta Óscar Mayo.

INSTALAÇÕES DESPORTIVAS

A “Cidade do Desporto” é possível graças à parceria público-privada entre a Câmara Municipal de Madrid e o Club Atlético de Madrid desde 2005, quando se iniciaram as primeiras conversações para a transferência do estádio para La Peineta. Uma mudança que se tornou efetiva em 2017 com a inauguração do atual Cívitas Metropolitano (então Wanda Metropolitano) e que foi o gérmen de um ambicioso projeto apresentado pelo Clube à Câmara Municipal de Madrid nesse mesmo ano. Uma proposta que, desde o início, procurava dar vida aos terrenos desafetados do Parque Deportivo del Este e que se materializará em cinco parcelas de uso desportivo e de lazer para criar a “Ciudad del Deporte” (Cidade do Desporto).

Além disso, o projeto foi concebido em estreita colaboração com os cidadãos deste bairro, graças à escuta ativa das suas necessidades, que se refletiram no projeto final com a construção de várias instalações desportivas municipais em duas das cinco parcelas que, uma vez construídas pelo Club Atlético de Madrid, serão geridas pela Câmara Municipal. Um desses terrenos será destinado a desportos ao ar livre, onde se prevê a construção, entre outros, de uma pista de atletismo.

O objetivo é prestar homenagem ao espírito olímpico original de La Peineta, que foi concebido pelo Conselho do Desporto da Comunidade de Madrid nos anos 90 para a candidatura da cidade a anfitriã do Campeonato Mundial de Atletismo de 1997. O segundo lote será dedicado aos desportos em recinto fechado e inclui, entre outras instalações, quatro campos polidesportivos. Para além do atletismo, os habitantes poderão praticar desportos como o futebol, o basquetebol, o andebol, o voleibol e o futebol de cinco nestas instalações municipais.

Nas três parcelas restantes, serão construídos o Centro de Alto Rendimento (CAR) do Clube Atlético de Madrid; um Espaço de Lazer e Polidesportivo para a prática de desportos como o surf, o golfe, a escalada, a patinagem, o paddle ou o tirolesa, entre outros; e um Centro de Serviços que reunirá uma grande variedade de atividades desportivas, comerciais, de restauração e de lazer.

A “Ciudad del Deporte” também melhorará as infra-estruturas públicas do bairro com a criação de novos acessos a partir da M-40, que ajudarão a descongestionar a zona e facilitarão a mobilidade dos residentes nas imediações. Estes acessos estão atualmente a ser asfaltados e prevê-se que estejam abertos aos veículos antes do final do primeiro semestre de 2024.

Espera-se que o nome oficial do complexo seja revelado nas próximas semanas para a chamada “Cidade Desportiva”. A implementação terá lugar em diferentes fases que serão realizadas em simultâneo, com o objetivo de que a primeira fase esteja totalmente operacional no final de 2026.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A “Cidade do Desporto” conclui a sua primeira fase de conceção e planeamento para construir 265 000 metros quadrados para desporto e lazer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião