O desfile de moda da Louis Vuitton coloca Barcelona no epicentro da moda, da criatividade e do turismo de qualidade

  • Servimedia
  • 22 Maio 2024

O desfile de moda da Louis Vuitton, esta quinta-feira, no Parque Güell, em Barcelona, transformará a capital catalã no epicentro da moda, do design, da criatividade e do luxo.

A marca francesa, principal patrocinadora da competição de vela America’s Cup, apresenta a sua coleção “Cruise” e dá mais um passo em frente na sua estreita relação com a cidade, projetando-a para o mundo como uma capital cosmopolita na vanguarda das tendências.

Para a marca de luxo, apresentar-se em Barcelona significa reforçar laços de longa data. Como a empresa recordou ao anunciar a data do desfile, foi nesta cidade que abriu a primeira loja em Espanha, em 1987, e, juntamente com as duas lojas que possui em Barcelona, tem uma rede de oficinas de marroquinaria que emprega mais de 1800 trabalhadores.

Para os principais agentes socioeconómicos da cidade, este evento terá um impacto no mundo com imagens que identificam a cidade e os seus valores, como a criatividade, o design e o talento que inspiraram um génio catalão universal como Gaudí. Além disso, o desfile faz parte do programa de eventos ligados à America’s Cup, declarada evento excecional de interesse público.

O setor económico da capital catalã sublinha também que ser uma montra do luxo significa cuidar do segmento de luxo que é atraído pelo potencial e pela qualidade de Barcelona, quer através de lojas ou estabelecimentos em pontos-chave da cidade, quer investindo num determinado tipo de turismo com maior poder de compra, que gasta mais em experiências e cultura locais e que tende a vir de mercados de longa distância, como os Estados Unidos ou a Ásia, prolongando a sua estadia na cidade.

Esta é uma aposta que terá impacto nos próximos anos, onde haverá mais interesse em Barcelona pela sua autenticidade e experiência do ponto de vista dos visitantes, de acordo com as fontes consultadas. Neste sentido, consideram que o luxo é, juntamente com as várias feiras de impacto global que Barcelona acolhe, a oferta cultural e o setor tecnológico e médico, fatores que sustentam os passos para um turismo estratégico e de qualidade.

Para além do desfile de moda, em 2025 a capital catalã acolherá um evento, o Business of Luxury Summit, que se junta a este objetivo de qualidade e diferenciação. A conferência da indústria do luxo promovida pelo Financial Times acaba de se realizar em Veneza e Barcelona acolhe-a de 18 a 20 de maio do próximo ano. A vigésima primeira edição reunirá os principais intervenientes do setor do luxo para debater as tendências e os desafios do setor.

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