BRANDS' ECO Salesforce traz maior eficiência e produtividade às empresas com Inteligência Artificial

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  • 22 Maio 2024

Encontro Salesforce World Tour Lisboa mostrou, esta terça-feira, o potencial da tecnologia aplicada aos negócios. Já são 88% dos profissionais de serviços que reconhece ganhos competitivos com IA.

A frase “os dados são o novo petróleo” foi repetida várias vezes esta terça-feira durante o Salesforce World Tour, que juntou no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, cerca de 1000 executivos de vários setores da economia para debater o potencial da inteligência artificial (IA). A conclusão é clara: sem bases de dados estruturadas e de qualidade, não há tecnologia que permita ganhos de eficiência e produtividade. “Os benefícios destas novas tecnologias só são alcançáveis quando existe uma estratégia real de consolidação de dados”, apontou Fernando Braz, Country Manager da Salesforce Portugal.
Para o líder nacional da tecnológica norte-americana, ter “uma base de dados sólida e de confiança” é um ingrediente fundamental para alimentar sistemas de IA que possam responder a alguns dos principais desafios das empresas. Entre eles, garantir que a gestão do relacionamento com clientes (CRM) é eficaz, mas também eficiente e agregadora de valor para o negócio. Este foi o principal tema do encontro no CCB, onde foram partilhados casos de sucesso de organizações que já estão a utilizar estas soluções no seu dia-a-dia.

Fernando Braz, Country Manager da Salesforce Portugal. no evento Salesforce World Tour Lisboa

A Salesforce, especialista em produtos de CRM de Inteligência Artificial, tem vindo a aprofundar a integração de IA no seu portefólio de soluções, nomeadamente a plataforma Einstein 1, que permite automações em escala em aplicações de vendas, marketing, comércio e serviços, entre outros. Aliado ao Data Cloud, que permite às empresas utilizarem os seus dados de forma segura para potenciar a eficácia da IA, o potencial em ganhos de produtividade é palpável. O relatório State of Service, que auscultou mais de 5500 profissionais de serviços em 30 países, evidencia que a maioria das organizações (72%) já está a avaliar ou a dar os primeiros passos na implementação de IA e que 88% dos profissionais desta área reconhece poupar tempo com a utilização da tecnologia.

Melhor serviço ao cliente

A eficiência e os ganhos de produtividade são fundamentais para empresas como a Moneris, especialista em contabilidade e consultoria, que tem cerca de seis mil clientes. “Os meus clientes são as pequenas e médias empresas. Enviam papéis, e-mails, fazem telefonemas e agora conseguimos concentrar tudo isso numa plataforma”, explica Carlos Duarte de Oliveira, fundador e CEO da empresa. Porém, assegura o responsável, a principal motivação para implementar a plataforma Salesforce a que chamaram Moneris Skin foi garantir “facilitar a vida das nossas pessoas” e “mudar a forma como interagem entre si, com os seus managers e com os clientes”.

Este projeto, que começou a ser pensado há pouco mais de um ano, permite “a total desmaterialização dos documentos”, que são depois lidos e interpretados por um motor de IA. “A grande revolução é que, no fim de contas, os meus colaboradores podem gastar muito menos horas em tarefas administrativas e mais em tarefas de pensamento”, acrescenta Carlos Duarte de Oliveira.
A grande expectativa do chairman da Moneris é poder, a breve trecho, vir a utilizar a plataforma Einstein para, com base em todo o lago de dados interno, ter “análises e sugestões” que podem ser “muito úteis para os nossos clientes” e, dessa forma, acrescentar diferenciação e valor. A longo prazo, a empresa espera vir a automatizar 70% da sua atividade e conseguir, em “dois ou três anos”, aumentar “as vendas em 30%” e ter “pessoas mais felizes” no trabalho.

Revolução da IA está nos dados

O impacto positivo da IA na vida das organizações é particularmente evidente quando o tema são vendas, marketing ou o serviço ao cliente, para lá das vantagens que pode trazer no backoffice. “As equipas evitam mais problemas e trabalho com um autoatendimento mais inteligente”, aponta Fernando Braz, que assinala ainda que isso permite “dedicar mais tempo e energia à geração de receitas”. Para o Country Manager da Salesforce Portugal – cujas soluções merecem hoje a confiança de empresas como a Moneris, Galp ou Brisa -, não há dúvidas sobre a revolução trazida pela IA aos negócios. “Esta realidade está a trazer mudanças fundamentais ao papel de cada profissional dentro de uma empresa”, reforça.

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