Diane Villax recebe prémio carreira nos IRGAwards. “É um orgulho estar no ativo e prestar valor à minha empresa”

Diane Villax, agora com 89 anos, foi fundadora da farmacêutica Hovione.

Diane Villax, que fundou a farmacêutica Hovione, recebeu o Lifetime Achievement Award na cerimómia de entrega dos Investor Relations and Governance Awards, que decorreu na noite desta quarta-feira, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

“É com imenso orgulho que penso, o tão pequeninos que começámos”, disse Diane Villax, na receção da distinção. Hoje, orgulha-se de a empresa que fundou ser “um nome conhecido e respeitado pelo mundo da indústria farmacêutica, dos Estados Unidos ao Japão” e fornecedores de preferência de muitas grandes farmacêuticas”.

Em conclusão, afirmou: “Tenho imenso orgulho de pensar que estou no ativo e que posso prestar algum valor à minha empresa“.

“Com 89 anos, continua a inspirar quantos com ela se cruzam”, sublinhou o presidente do júri, Vítor Bento. Salientou ainda a sinergia entre conhecimento técnico e gestão que reconhece a Diane Villax, que considera “fundamental”. Em paralelo, partilhou que a fundadora da Hovione é conhecida pela “disciplina e rigor implacáveis, moldando a organização e a comunidade que rodeia”.

A Hovione foi fundada em Portugal em 1959 por Diane Villax e o marido, Ivan Villax, ao qual a mesma se referiu como uma “mente brilhante”, no discurso de agradecimento.

Ao lado do casal, na fundação da empresa, estiveram também Nicholas de Horthy e Andrew Onody, refugiados húngaros, formando com as iniciais o nome Hovione.

“Tudo começou numa cave na Lapa”, relembrou João Moreira Rato, membro do júri que entregou a distinção à premiada. Considerou Villax como “determinante no crescimento e expansão da empresa”.

Há já três décadas que a Deloitte organiza os Investor Relations and Governance Awards para reconhecer as boas práticas de governance e promover o desenvolvimento do mercado de capitais. A 36ª edição é dedicada ao tema Upscaling Human Strenght, convocando os líderes para um diálogo sobre as potencialidades da inteligência artificial para o desenvolvimento humano.

O júri é presidido pelo economista Vítor Bento e integra ainda Álvaro Nascimento, Ana Pinho, António Esteves, Céline Abecassis-Moedas, Duarte Pitta Ferraz, Isabel Furtado, João Moreira Rato, Patrícia Teixeira Lopes, Pedro Siza Vieira e Nuno Gracias Fernandes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diane Villax recebe prémio carreira nos IRGAwards. “É um orgulho estar no ativo e prestar valor à minha empresa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião