BRANDS' ECO iPhones Recondicionados

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  • 23 Maio 2024

Os iPhones Recondicionados vieram para ficar. Tiago Moreira, CEO da BuyBack, loja online neste segmento, partilha, em entrevista ao ECO, o porquê desta tendência emergente.

Os iPhones recondicionados têm ganho destaque no mercado tecnológico, especialmente entre os consumidores em Portugal. Desde o ano de lançamento do iPhone 6, em 2014, até ao modelo mais recente, há uma ampla gama disponível de iPhones deste segmento, que pretende corresponder às necessidades de diferentes consumidores.

Com a crescente preocupação ambiental e a procura por preços acessíveis no seio dos consumidores portugueses, destaca-se a posição principal desta forte tendência dos smartphones, especialmente as do iPhone. Nesse sentido, Tiago Moreira, CEO da BuyBack, explica, em entrevista ao ECO, como o mercado se adaptou para conseguir oferecer estes equipamentos a preços acessíveis, ao mesmo tempo que quebra os “complexos” que ainda possam existir relativamente aos bens recondicionados.

Marketplaces e o Paradigma Atual em Portugal

Uma das principais preocupações dos consumidores é a fiabilidade, confiança e suporte ao comprar estes artigos. Contudo, quando adquiridos em recondicionadores confiáveis, estes equipamentos oferecem um desempenho comparável aos novos. “A Buyback controla todo o processo de recondicionamento internamente. Focamo-nos na melhoria contínua, garantimos produtos perfeitamente funcionais num estado estético 100% controlado, tentando sempre oferecer o melhor de dois mundos com as melhores ofertas em iPhones recondicionados, afirma Tiago Moreira.

E onde entram os Marketplaces na equação? De acordo com o CEO da Buyback, “os marketplaces entram, ora como aliados, ora como inimigos de muitas empresas. Por um lado, são mais um canal de venda, oferecendo produtos aos consumidores com a principal vantagem competitiva de serem baratos, por outro lado temos visto que o mais barato, nestes segmentos, não compensa, e o que poderia ser uma experiência enriquecedora para o consumidor acaba por virar um pesadelo”.

É aqui que o conceito de processo de recondicionamento interno ´encaixa´ perfeitamente. Ora, estas plataformas não controlam os estados dos artigos nem a funcionalidade dos mesmos, acreditam nas palavras dos ´sellers´ ou vendedores e colocam no mercado artigos que, muitas das vezes, trazem má reputação ao recondicionado per si. O que aconselhamos sempre é que o consumidor analise o retalhista onde está a comprar e saiba que a maior confiança provém de quem consegue adotar melhorias internas no processo ao longo do tempo e que consiga entregar ao seu cliente o produto final disso mesmo, que, no fundo, é a fiabilidade, a confiança e, acima de tudo, o suporte, e é onde a BuyBack se posiciona”, acrescentou.

Tendências Emergentes em 2024

A adesão ao mercado de recondicionados, especialmente nos segmentos ligados aos telemóveis, está numa tendência crescente, ano após ano. Num estudo de 2021, publicado pelo site ReportLinker, estima-se que foram vendidas cerca de 251 milhões de unidades de vários tipos de modelos dentro do segmento de smartphones nesse mesmo ano, e que, até 2027, mais de 450 milhões de unidades serão vendidas, o que representa uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 10,23% de 2022 a 2027.

Como se explica este aumento? Tiago Moreira deu o exemplo do que verifica na sua empresa: “Na BuyBack o aumento é sentido todos os dias no constante interesse de muitos consumidores em questionar-nos acerca destes artigos. E, como é óbvio, por todos aqueles que nos vão e foram depositando a confiança nos produtos e serviços que oferecemos ao longo destes anos. Sensivelmente prende-se pelo facto de que cada vez mais o recondicionamento se aprimora, e isso traz ao consumidor uma confiança diferente

As próprias políticas ambientais de apoio à reutilização Europeias e Nacionais influenciam de forma positiva este movimento. O suporte e preço acessíveis, aliados ao produto recondicionado, trazem ao consumidor o melhor de dois mundos, associando ainda os três anos de garantia. O que sentimos é que os recondicionados, em toda a sua ampla gama, vieram para ficar, e os resultados apontados acima são prova viva disso“, continuou.

Estes fatores combinados fazem com que os consumidores vejam os smartphones recondicionados como uma opção mais viável e atraente em comparação com os novos ou usados.

A Buyback e o seu Posicionamento

A Buyback distingue-se no segmento de recondicionados pela sua dedicação à excelência e à melhoria contínua nos seus processos internos. Este processo inclui a inspeção, reparação e testes aos produtos para garantir que funcionam como novos. As etapas típicas de recondicionamento, segundo Tiago Moreira são:

  • Diagnóstico e Teste Inicial: Identificação de quaisquer problemas técnicos ou estéticos.
  • Reparação e Substituição: Troca de componentes danificados, como baterias e ecrãs.
  • Limpeza e Estética: Limpeza profunda e, se necessário, substituição da carcaça.
  • Teste Final e Garantia: Testes rigorosos para garantir a funcionalidade e a oferta de uma garantia.

O CEO da Buyback acrescentou, ainda, que, na empresa, estão “um passo mais à frente” e proporcionam ao cliente “uma experiência de unboxing única“, na qual colocam a experiência que já têm no setor e o feedback de vários clientes, em primeiro lugar, “incorporando assim, soluções de embalamento próprias para que o cliente esteja a abrir o seu novo iPhone como se estivesse a comprar diretamente na Apple“.

Os Modelos mais Procurados de iPhones

Alguns dos modelos mais populares no segmento dos recondicionados segundo o CEO, são, como o próprio acrescenta, e que podemos filtrar:

  • iPhone 13 (Lançamento: 2021);
  • iPhone 11 Pro Max (Lançamento: 2019);
  • iPhone 12 Pro (Lançamento: 2020);
  • iPhone 12 Pro Max (Lançamento: 2020);
  • iPhone SE 2022 (Lançamento: 2022);
  • iPhone 11 Pro (Lançamento: 2019);
  • iPhone 12 Mini (Lançamento: 2020);
  • iPhone 13 Mini (Lançamento: 2021);
  • iPhone 13 Pro (Lançamento: 2021).

Posto isto, “as razões pelas preferências de cada iPhone variam de consumidor para consumidor, já que uns podem valorizar mais uma boa ou mais recente câmara, enquanto outros valorizam mais o tipo de design, e há, ainda, muitos consumidores com orçamentos mais “apertados”, que geralmente procuram soluções Apple mais antigas, não comprometendo, no entanto, o seu desempenho”, destaca Tiago Moreira.

Como escolher o iPhone Recondicionado?

Em primeiro lugar, deve definir o orçamento, já que os preços dos vários modelos variam consoante o iPhone e o estado. “Por exemplo, um iPhone 11 Pro, iPhone 11, iPhone XR ou o iPhone X recondicionado será mais acessível do que um iPhone 13 Pro“, disse o CEO.

Em segundo lugar, escolher o modelo. Para isso, deve considerar as suas necessidades e preferências ao escolher um iPhone. “Se precisa de um smartphone com uma excelente câmara, o iPhone 11 Pro Max, o iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max, ou o iPhone 13 Pro, são ótimas opções e acessíveis. Por outro lado, para um telemóvel compacto, o iPhone 12 Mini ou o iPhone 13 Mini são ideais“.

O terceiro passo será verificar a garantia do iPhone Recondicionado. Esta é crucial ao comprar um iPhone recondicionado. Neste ponto, Tiago Moreira relembrou que, na Buyback, é oferecida uma garantia de 3 anos, “o que proporciona uma segurança adicional aos nossos clientes“.

Em suma, há quatro vantagens competitivas oferecidas pela Buyback. São elas:

  • Preço competitivo: Oferecem desconto significativo em relação ao preço do iPhone novo.
  • Fiabilidade assegurada: Cada iPhone passa por rigorosos despistes de qualidade.
  • Suporte ao cliente: Equipa de especialistas a recondicionar e de apoio ao cliente.
  • Garantia de 3 anos: Garantem a fiabilidade dos dispositivos com uma garantia extensa.

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