“É uma vergonha que ainda não tenhamos boas interligações Sul-Norte”

  • ECO
  • 26 Maio 2024

Miguel Stilwell, CEO da EDP, critica falta de vontade política em ligar Espanha e França e "tenha sido mais fácil construir um gasoduto entre a Rússia e a Alemanha do que entre dois países europeus".

É uma vergonha que ainda não tenhamos boas interligações Sul-Norte, que tenha sido mais fácil construir um gasoduto entre a Rússia e a Alemanha do que entre dois países europeus, Espanha e França. Não é uma questão técnica, mas sim política e é uma prioridade total resolvê-la”, acusa Miguel Stilwell, CEO da EDP.

“A Europa é mais forte quando está unida. Fala-se de uma União Europeia energética, mas se não conseguirmos construir estas interligações, a Europa não aproveitará a sua escala e as suas forças para ser mais resiliente a longo prazo. Vimos com a guerra na Ucrânia o problema energético que se vive na Europa Central. Espanha e Portugal podem desempenhar um papel muito relevante, mas para isso precisamos de interligações com França e o resto da Europa“, apontou o CEO da EDP, em entrevista ao jornal espanhol El Mundo. (conteúdo em castelhano/acesso não reservado)

Para o gestor, a Europa tem interesse em reforçar as interligações entre os países da UE e a Península Ibérica pode ter um papel numa maior resiliência energética do continente. “Se tivermos energia barata na Península Ibérica, ela poderá ser utilizada no resto do continente. E vice-versa. A meu ver, a interconexão é um sinal da resiliência da Europa no futuro, mas também externamente em relação a outros blocos económicos globais“, aponta.

Stilwell alerta ainda para o impacto da descida dos preços de energia — em “queda muito, muito significativa nos últimos anos, desde a invasão da Ucrânia” — nas decisões de investimento no setor das renováveis.

Com estes preços ninguém vai investir em energias renováveis. Para isso, é importante haver contratos de longo prazo, que deem alguma previsibilidade e estabilidade ao preço, ou leilões promovidos pelo Governo, como houve no passado, que, embora estabeleçam preços bastante baixos, sejam pelo menos estáveis e conhecido”, diz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“É uma vergonha que ainda não tenhamos boas interligações Sul-Norte”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião