Akuo recebe o primeiro projeto agrovoltaico de Portugal

  • Servimedia
  • 27 Maio 2024

A Akuo, empresa de desenvolvimento e produção de energia renovável, foi premiada com um projeto-piloto agrovoltaico pelo Departamento Nacional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Portugal.

Este projeto faz parte da Agenda Portuguesa para a Inovação Agrícola e será financiado com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência dos fundos NextGenerationEU.

Esta iniciativa cooperativa é composta por dez entidades diferentes, incluindo o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), um instituto de ensino, uma associação de produtores e outras entidades públicas e privadas do setor agrícola capazes de trazer valor acrescentado ao projeto.

Localizado em Alcobaça, na região Oeste, o projeto-piloto FruitPV está a ser desenvolvido na sede de inovação do INIAV. A Akuo será apoiada pelo seu parceiro exclusivo e gabinete de investigação agrícola Agriterra. A Akuo e a Agriterra irão conceber, implementar e monitorizar as soluções agrovoltaicas mais compatíveis para uma das espécies de macieiras, nomeadamente a macieira Fuji.

A Akuo compromete-se a implementar vários modelos-piloto diferentes com o objetivo de encontrar a solução ótima suscetível de ser implementada à escala comercial.  O desenvolvimento da agrovoltaica, que constitui uma resposta à transição energética e agrícola, é atualmente particularmente encorajado pela União Europeia.

Estes projetos-piloto proporcionarão diferentes aprendizagens: a elaboração de relatórios e artigos que apresentem os resultados obtidos com as diferentes soluções e medidas de otimização aplicadas; estudos sobre a sua adaptação a outras culturas, como as pomóideas e as cerejeiras; e um modelo empresarial piloto para estabelecer uma comunidade de energia renovável baseada num projeto agrovoltaico ligado a armazéns frigoríficos de fruta de elevada intensidade energética e a outros consumidores locais.

A empresa afirmou em comunicado que este programa é “um contributo tangível para o potencial agrícola e energético de Portugal, a fim de tirar o máximo partido dos terrenos limitados”.

Desde o primeiro projeto agrovoltaico da Akuo na Ilha da Reunião em 2009, o Grupo Akuo implementou 20 projetos deste tipo em todo o mundo, em diferentes localizações geográficas e condições bioclimáticas. As soluções tecnológicas foram aperfeiçoadas e adaptadas às necessidades dos agricultores, das culturas e das condições de funcionamento específicas do local.

Desta forma, o consórcio beneficiará dos quinze anos de experiência e dos conhecimentos acumulados pela Akuo e pela Agriterra em vários tipos de agricultura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Akuo recebe o primeiro projeto agrovoltaico de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião