AICEP contrata 44 milhões em novos investimentos industriais no setor automóvel e farmacêutico
Bosch (Braga), Huf Portuguesa (Tondela) e Bial (Trofa) assinam contratos de investimento com a AICEP que preveem a criação de 626 postos de trabalho. Incentivos concedidos ascendem a 20 milhões.
Desde o início do ano, a AICEP contratou investimentos de 44 milhões de euros com os incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico (I&DT). Em causa estão quatro contratos de investimento rubricados com empresas dos setores automóvel e farmacêutico: Bosch Car Multimedia (Braga), Huf Portuguesa (Tondela) e Bial (Trofa).
De acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira pela agência pública, estes contratos assinados preveem, em conjunto, a criação de 626 postos de trabalho, a maioria altamente qualificados. No total, os incentivos concedidos ascendem a cerca de 20 milhões de euros, entre incentivos à ID&T (17,6 milhões) e fiscais (2,5 milhões).
“A AICEP está a trabalhar a atração de novos investimentos industriais intensivos em investigação e desenvolvimento tecnológico para todo o país. Investimentos que acrescentam valor e produtividade e apreciam as qualificações e os salários dos portugueses”, refere, citado na mesma nota, o presidente da AICEP, Filipe Santos Costa.
Quatro investimentos contratualizados em 2024
- Huf Portuguesa (componentes automóveis)
Introdução de novos processos de fabrico que permitam à empresa oferecer novas soluções de acesso, segurança e imobilização de veículos, com uma maior componente eletrónica e digital, através da reconversão de parte da unidade industrial da Huf Portuguesa. O investimento vai criar na fábrica em Portugal um centro de produção especializado em soluções de acesso e segurança de veículos incorporando eletrónica, telemática e conceitos como o “Phone As A Key”, através de processos de fabrico com tecnologia SMT.
Valor de investimento: 11.170.300 euros
Postos de trabalho: manutenção de 422
- Bial (farmacêutica)
Introdução de novos medicamentos para a Doença de Parkinson, bem como propriedade intelectual relacionada com os mesmos, objeto de investigação e classificados de acordo com as normas europeias como originários de Portugal.
Valor de investimento: 6.951.617,34 euros
Postos de trabalho: criação de 128 e manutenção de 374
- Bosch Car Multimedia / Universidade do Minho
Introdução de novos sistemas de navegação e infoentretenimento, sistemas de instrumentação, sistemas profissionais e sistemas de produção eletrónica, objeto de investigação e classificados de acordo com as normas europeias como originários de Portugal.
Valor de investimento: 10.620.461,62 euros
Postos de trabalho: criação de 258 e manutenção de 3.571
- Bosch Car Multimedia / Universidade do Minho
Realização pelo Consórcio de atividades de I&D tendentes à introdução de uma nova geração de sistemas de sensores automóveis, através da investigação de novos conceitos e soluções para o desenvolvimento de produtos de qualidade superior na área da condução autónoma.
Valor de Investimento: 15.300.022,34 euros
Postos de trabalho: criação de 240 e manutenção de 3.571
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
AICEP contrata 44 milhões em novos investimentos industriais no setor automóvel e farmacêutico
{{ noCommentsLabel }}