Ditto revoluciona o entretenimento infantil sem ecrã
Num mundo em que os ecrãs dominam cada vez mais o tempo livre das crianças, a Ditto surge como uma “plataforma áudio revolucionária que oferece uma alternativa saudável”.
Recomendada por neuro-educadores, a Ditto tem como objetivo entreter e desenvolver as capacidades cognitivas das crianças. Há pouco mais de um ano, a empresa nasceu com a missão de reduzir a crescente dependência dos ecrãs. Desde então, produziu um extenso catálogo de áudios em colaboração com escritores de contos infantis de renome. Em breve, a empresa lançará adaptações de clássicos como “Heidi” e “Robin Hood”.
A iniciativa surge como resposta ao tempo cada vez maior que as crianças passam em frente aos ecrãs, uma preocupação partilhada pelos pais e pela comunidade científica. A ciência tem demonstrado que ouvir histórias sem imagens tem um impacto positivo no desenvolvimento da imaginação, da atenção, da memória e do vocabulário. De acordo com David Bueno, biólogo e diretor da Cátedra de Neuroeducação da Universidade de Barcelona, “ouvir histórias, contos e música ativa as áreas do cérebro relacionadas com a criatividade e a imaginação, impulsionando o crescimento global deste órgão”.
Desde a sua criação, no início de 2023, a Ditto conta com a colaboração da Cátedra de Neuroeducação da Universidade de Barcelona, dirigida pelos doutores em biologia e neuroeducação David Bueno e Anna Forés. Cada história áudio e podcast da Ditto é supervisionado para garantir a sua qualidade neuroeducativa e o seu impacto positivo no desenvolvimento cognitivo das crianças, com uma duração adaptada a cada faixa etária.
Um aspeto diferenciador desta plataforma é a dramatização das suas histórias áudio e podcasts, em que cada personagem é interpretada por atores profissionais. Luis Rodríguez Pi, cofundador da Ditto, explica: “É como um filme, mas sem imagens. Mas são as suas imagens; as de cada criança; as geradas pelos seus cérebros. Esta técnica não só torna a experiência mais envolvente e promove a empatia, como também ajuda a melhorar a compreensão, a memória e as competências linguísticas”.
RECONHECIMENTO E EXPANSÃO
Num curto espaço de tempo, a Ditto tem sido reconhecida por várias entidades e instituições. Recentemente, a plataforma conquistou o segundo lugar nos prémios internacionais The Global Edtech Startup Awards Spain 2023. Para além disso, a Fundação Dotkids validou o ditto.kids por cumprir os critérios de espaço e conteúdos seguros e positivos para crianças.
A Ditto foi também selecionada pelo Lanzadera, o acelerador de startups promovido por Juan Roig, para fazer parte do seu programa de crescimento. Estes reconhecimentos sublinham o seu potencial para se tornar uma referência mundial na educação e entretenimento de crianças sem ecrã.
Posiciona-se, assim, como uma “solução inovadora” que não só entretém como também promove o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, oferecendo uma alternativa saudável num mundo cada vez mais digitalizado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ditto revoluciona o entretenimento infantil sem ecrã
{{ noCommentsLabel }}