ISDIN processa a OCU pelos seus estudos sobre fotoproteção porque afirma que são “tendenciosos, sem metodologia científica e com critérios arbitrários”
A ISDIN anunciou que interpôs uma ação judicial contra a OCU por considerar que os relatórios desta organização sobre produtos de proteção solar afetam a sua reputação e o seu negócio.
De acordo com a ISDIN, apesar de, através da apresentação dos seus relatórios e estudos laboratoriais, ter recebido o apoio e a validação da Agência Espanhola de Medicamentos (AEMPS) para todos os seus produtos, “a OCU mantém que os seus relatórios se baseiam em resultados científicos e recusa-se a retificá-los”.
“No último estudo da UCO sobre os protetores solares, publicado em março, a UCO constatou que o produto da ISDIN, Fusion Water Magic SPF 50, não respeitava o fator de proteção indicado no rótulo. Poucas semanas depois, após ter recebido os relatórios laboratoriais da empresa, a Aemps, como já fez em mais de uma ocasião, retificou a OCU, declarando num comunicado que “a alegada não conformidade afetava o FP-UVA. A ISDIN forneceu dois testes, um efetuado com o método oficial in vivo (UNE EN ISO 24442) e outro com o método oficial in vitro (UNE EN ISO 24443). Em ambos os casos, o resultado obtido corrobora a alegação do rótulo”, afirma a ISDIN.
Depois de ter solicitado uma retificação à OCU, a ISDIN decidiu igualmente enviar uma carta a 50 000 farmacêuticos e dermatologistas explicando que a organização de consumidores, “apesar de toda a documentação científica fornecida pela empresa e dos esclarecimentos da Aemps”, “se recusou a proceder a uma retificação pública”.
Na comunicação às farmácias, o ISDIN explica o motivo da ação judicial contra a OCU: “Gostaríamos de informar que acabamos de interpor uma ação judicial contra esta empresa privada por ter elaborado e divulgado um estudo tendencioso, sem qualquer metodologia objetiva e baseado em estudos irregulares e critérios arbitrários”.
Na mesma carta, alega que o relatório da OCU sobre fotoproteção está a ser utilizado numa “perseguição à marca com contínuos ataques denegridores por parte de alguns ‘influencers’ e/ou colaboradores de conhecidas marcas concorrentes”.
A empresa salienta que “o sucesso” dos seus produtos e em particular do Fusion Water Magic SPF 50 a nível mundial “levou a que estivesse sempre na mira da OCU e de algumas marcas”, deixando “entrever interesses de terceiros em prejudicar a reputação da empresa”.
“Já em 2019, as principais associações de farmacêuticos manifestaram publicamente o seu apoio à empresa, descrevendo os estudos da OCU como pouco rigorosos e pouco credíveis, cujo objetivo era “fazer barulho mediático com interesses desconhecidos”, sustenta o ISDIN.
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