#4 Países Baixos de futebol meia-estatura, a redenção de Eriksen e Inglaterra a recordar Portugal

O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.

Quem disse que o futebol não pode ser um bom professor? Neste domingo, WoutWeghorst recordou-nos que devemos sempre acreditar, Christian Eriksen ensinou-nos resiliência e Jude Bellingham, depois de ganhar a Champions League, continua a mostrar ambição. “Lições” entre a vitória suada dos Países Baixos frente à Polónia, o primeiro empate do Euro 2024 (Eslovénia 1-1 Dinamarca) e triunfo da Inglaterra sobre a Sérvia pela margem mínima. Aproxima-se cada vez mais o desafio de Portugal. Hoje temos Roménia x Ucrânia (14h00), Bélgica x Eslováquia (17h00) e Áustria x França (20h00).

Os 4 Cantos do Dia

Laranja Mecânica e o pouco combustível ofensivo. Se formos pragmáticos os Países Baixos venceram a Polónia e conquistaram os três pontos. Se olharmos ao futebol, ficaram aquém, especialmente no plano ofensivo. Criaram bastante, mas pecaram na última decisão. Cody Gakpo chegou-se à frente, Memphis Depay fez movimentações constantemente, tal como Xavi Simons e TijjaniReijnders. Porém, faltou veia goleadora. Wout Weghorst terminou herói ao saltar do banco e dar vitória. Até ao momento, leva 12 golos marcados pelos Países Baixos e sete deles foram como suplente utilizado. Acreditar.

Da morte ao céu… com vida. Christian Eriksen é protagonista de uma bonita história. Em 2021, o médio caiu inanimado após paragem cardíaca. 1100 dias depois, Eriksen voltou a marcar golo num Europeu e produziu um autêntico recital. Além disso, tornou-se o jogador com mais jogos pela Dinamarca (131), o mais velho a marcar num Euro pela respetiva seleção (32 anos e 4 meses) e é o quarto maior marcador do seu país, com 42 golos até ao momento. Iguala Ole Madsen. Saindo do individual para o coletivo, a Dinamarca está perto do seu pior registo sem vencer em fases finais (6J). Não ganham há cinco partidas.

Harry Kane sem golo, mas com recorde no bolso. Os maiores holofotes foram para Jude Bellingham por ter marcado o primeiro e único golo da Inglaterra frente à Sérvia. No entanto, Harry Kane garantiu mais um recorde. Não propriamente por futebol, mas mais por… comparência. O avançado do BayernMunique converteu-se no jogador inglês com mais jogos (12) em Campeonatos da Europa, superando Gary Neville (11). No último Euro, Harry Kane fez quatro golos, igualando no terceiro lugar com Romelu Lukaku, Emil Forsberg e Karim Benzema.

Uma estatística que provém desde a última eliminação de Portugal num Europeu. A Inglaterra venceu a Sérvia por 1-0 na primeira jornada do Euro 2024. Já não havia uma partida com apenas um golo num Campeonato da Europa desde que Portugal foi eliminado pela Bélgica (1-0, golo de Thorgan Hazard aos 42 minutos). Neste intervalo, houve 17 jogos e todos tinham pelo menos dois golos ou mais. Jude Bellingham foi o autor do único tento inglês.

E o que pode ler na Bola na Rede?

  1. Quatro jogadores que podem decidir o Grupo F
  2. Pergunta a Zlatko Dalic
  3. Pergunta a Fabián Ruiz

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#4 Países Baixos de futebol meia-estatura, a redenção de Eriksen e Inglaterra a recordar Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião