Damm ultrapassa os 2.000 milhões de euros de faturação em 2023
O presidente executivo da Damm destaca que as boas perspetivas para o turismo e a força da procura interna indicam que 2024 será um ano favorável para a Damm.
A Damm atingiu um volume de negócios de 2.061 milhões de euros em 2023, mais 10% do que no ano anterior, e um Ebitda de 300 milhões, mais 24,6%. A empresa atingiu assim, dois anos antes do previsto, o objetivo de volume de negócios estabelecido no plano estratégico 2022-2025. Os resultados foram anunciados na Assembleia Geral de Acionistas da empresa, que se realizou esta manhã na Antigua Fábrica Estrella Damm, onde foram aprovados os resultados do ano passado e a distribuição de dividendos.
Durante o ano de 2023, a empresa demonstrou uma elevada capacidade de resiliência face a uma conjuntura desafiante marcada pelo aumento dos preços da energia, dos materiais e das matérias-primas. Apesar disso, a Damm alcançou um crescimento significativo impulsionado pela sólida procura dos seus produtos nos mercados e canais em que opera. A evolução positiva da sua atividade e um importante esforço de controlo de custos para tornar mais eficiente toda a sua cadeia de valor, permitiram à empresa obter um resultado líquido de 130 milhões, mais 28,2% do que no ano anterior.
O presidente executivo da Damm, Demetrio Carceller Arce, destacou a solidez atual do grupo como ponto de partida para um crescimento contínuo e, sobretudo, os esforços realizados para promover as diferentes marcas e a sua ligação e compromisso com os diferentes territórios.
No ano passado, a empresa consolidou os níveis de vendas das suas atividades de bebidas (cerveja, água, refrigerantes e produtos lácteos) e fechou o ano com um volume de vendas de 20,8 milhões de hectolitros. Esta evolução positiva das suas operações permitiu à empresa aumentar o seu efetivo para 5.765 pessoas.
Durante o seu discurso, Carceller Arce afirmou estar otimista quanto aos resultados do ano em curso. “A força da procura interna dos nossos produtos, as perspetivas positivas para o turismo e o desenvolvimento internacional da nossa distribuição fazem-nos acreditar que 2024 será também um ano de crescimento para a Damm”, afirmou. Durante o evento, foi aprovada a nova composição do Conselho de Administração, que, com a saída de Raimundo Baroja e Ramón Armadás, passou de 7 para 5 membros.
PROCESSOS TECNOLÓGICOS
Em 2023, a Damm deu mais um passo para continuar a impulsionar o seu crescimento e competitividade através da inovação com a aquisição de 60% da empresa Nennisiwok, especializada em Inteligência Artificial. Desta forma, a Damm poderá acelerar alguns dos projetos internos que visam a aplicação de ferramentas de IA na produção e comercialização de cervejas, bem como outros projetos para melhorar a eficiência da empresa.
A evolução do negócio internacional da empresa continua a sua tendência positiva. A Damm conta com uma força de trabalho de mais de 500 pessoas dedicadas exclusivamente às atividades internacionais da empresa. Além disso, a Damm tem agora duas fábricas fora de Espanha, uma em Santárem (Portugal) e outra em Bedford (Reino Unido).
Atualmente, as marcas Damm estão presentes em mais de 130 países e a empresa exporta com a sua própria marca para 94 países, sendo o Reino Unido, os Estados Unidos, o Canadá, Portugal e a China os seus principais mercados internacionais.
Durante o último exercício económico, a empresa continuou a promover investimentos industriais que privilegiam a eficiência, a produtividade e a minimização do impacto ambiental das suas operações. Em 2023, a Damm continuou a expandir a sua capacidade de autoconsumo de energia através da instalação de painéis solares, o que lhe permitiu duplicar a superfície do seu parque fotovoltaico, atingindo uma área de 59.000 m2. O projeto, que envolveu um investimento de mais de 3,5 milhões de euros, reafirma a posição da Damm como a cervejeira com a maior extensão de painéis da Península Ibérica. Além disso, desde 2014, a organização garante que 100% da eletricidade utilizada tem um certificado de origem verde.
No que diz respeito ao seu compromisso social, através da Fundação Damm, a Damm promove ações que têm um impacto positivo no ambiente e na sociedade nas áreas onde está presente. A entidade destaca-se pela sua aposta no desporto de base como ferramenta para promover a atividade física, os hábitos saudáveis e os valores associados ao desporto.
A Fundação Damm continua a avançar na construção da sua cidade desportiva, um espaço situado na montanha de Montjuïc, em Barcelona, cuja inauguração está prevista para 2024. O novo complexo, que ocupará uma superfície de 30.000 m2, foi concebido segundo critérios de sustentabilidade e eficiência energética, com o objetivo de conseguir um edifício de energia quase nula (NZEB) e a autossuficiência energética.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Damm ultrapassa os 2.000 milhões de euros de faturação em 2023
{{ noCommentsLabel }}