#7 Quem foi o elo mais forte e a desilusão na 1ª jornada?
O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.
Já todos pensámos, “fogo, o tempo passa mesmo rápido”. Ora bem, o Euro 2024 não abranda e temos uma nova rodada na mesa. Também pela força do coletivo e espírito lutador, a Albânia continua a sonhar e, após a remontada sofrida pela Itália, marcou pela primeira vez dois golos num jogo de Europeu, com Klaus Gjasula a salvar aos 95 minutos. Croácia em maus lençóis. Seguiu-se a Alemanha de Ilkay Gundogan, Jamal Musiala, Toni Kroos e Joshua Kimmich a apurar-se para os oitavos-de-final. Demasiadas boas exibições para colocar um nome.
E, para terminar, há duas formas de olhar para o resultado: primeiro ponto da Escócia no Euro; e Suíça mais perto da próxima fase após um grande golo de Xherdan Shaqiri, que se tornou no primeiro jogador a marcar nos últimos três Mundiais e últimos três Campeonatos da Europa.
Vamos agora repassar pontos-chaves da primeira jornada do Euro 2024.
Os 5 Cantos da 1.ª jornada
Melhor Seleção: Alemanha
Depois de terem sido eliminados na fase de grupos dos últimos dois Mundiais e oitavos-de-final do Euro 2020, a Alemanha chegou e não veio para brincar. A exibição contra a Escócia deu medo aos mais corajosos e abriu muitos olhos. É verdade que a Escócia não conseguiu adotar uma postura competitiva, mas também há bastante mérito no conjunto de Julian Nagelsmann. Foi o desempenho mais sólido da primeira jornada do Euro 2024 e voltaram a vencer na segunda rodada.
Melhor jogador: Fabián Ruiz
Na vitória da Espanha sobre a Croácia por 3-0, Fabián Ruiz fez uma declaração de amor ao futebol. Junto de Pedri e Rodri (mais apagado), o médio espanhol do PSG começou por assistir Álvaro Morata e, três minutos depois, fez um fantástico golo. Procurou o espaço, decidiu rápido após receber a bola, driblou em espaço curto e toma lá para dentro da baliza. Ao longo do jogo, foi distribuindo como o dono do meio-campo de Espanha. Houve muitas outras boas exibições na primeira jornada, como o caso de Vitinha (Portugal).
Desilusão: Bélgica
Não é de agora que a Bélgica tem sido associado a desilusão. Viveram anos de uma geração dourada e não aproveitaram, tendo chegado ao último Mundial com uma equipa cansada e divida no balneário. Foram eliminados na fase de grupos e agora que “não se metam a pau” que vão pelo mesmo caminho. Olhando ao Grupo E (Bélgica, Ucrânia, Roménia e Eslováquia), muitos apostariam na Bélgica em primeiro lugar e a Eslováquia em último. Na primeira jornada, a Eslováquia derrotou a Bélgica, o que é porventura a maior surpresa do Euro 2024 até ao momento.
Ponto tático: Superioridade dos médios
Se virmos os prémios de melhor jogador em campo de todos jogos da primeira jornada, há um denominador comum. 10 em 12 são médios. O Euro 2024 está a ser marcado pela superioridade dos médios e o valor decisivo que acrescentam ao jogo, seja na contenção seja na construção. Há de tudo. Jamal Musiala, Granit Xhaka, Fabián Ruiz, Christian Eriksen, Jude Bellingham, Nicolae Stanciu, Stanislav Lobotka, N´Golo Kanté, Arda Guler e Vitinha são os nomes.
- Roberto Martínez: “A Bósnia é uma equipa muito competitiva”
- Iván Balliu: os caminhos perdidos de Portugal pelo Euro 2024
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#7 Quem foi o elo mais forte e a desilusão na 1ª jornada?
{{ noCommentsLabel }}