Sanlam vai comprar 60% do negócio segurador da Multichoice
Com a compra, a Sanlam passa a ter acesso aos 21 milhões de clientes em África da Multichoice. A joint venture Sanlam Allianz vai tratar do negócio fora da África do Sul.
A seguradora sul-africana Sanlam acordou com a MultiChoise Group a compra de 60% do seu negócio segurador, NMS Insurance Services (NMSIS). Segundo um comunicado conjunto, as empresas também acordaram em expandir, a longo prazo, as suas ofertas de seguros e serviços financeiros aos clientes da MultiChoice em África.

A aquisição tem um custo inicial em dinheiro de 1,2 mil milhões de rands (mais de 62 milhões de euros) para a Sanlam que também se comprometeu a pagar em dinheiro um montante até 1,5 mil milhões de rands (mais de 78 milhões de euros) – dependente do montante de prémios brutos gerados pela MNSIS até 31 de dezembro de 2026.
A Sanlam supervisionará as operações da NMSIS através do seu cluster Sanlam Fintech. Mas a transação ainda está sujeita a aprovações regulamentares.
Com esta aquisição, a Sanlam e subsidiárias podem fazer a venda cruzada de produtos financeiros aos subscritores da MultiChoice em África, que rondam os 21 milhões nos 50 países onde opera. A seguradora sul-africana vai utilizar os canais de comunicação da Multichoice e “capacidades integradas de recolha de pagamentos para fornecer ofertas mais alargadas aos clientes da Multichoice”. Fora da África do Sul, a Sanlam Allianz fica encarregue de estabelecer o contacto com os clientes.
O diretor-executivo do Grupo Sanlam, Paul Hanratty, afirmou que a “união” dá ao grupo “a oportunidade de alavancar” a presença do mercado e tecnologia da MNSIS “que irão apoiar o crescimento e a penetração no mercado, bem como proporcionar oportunidades para a realização de sinergias em benefício de todas as partes interessadas.”
A MultiChoice vai utilizar as receitas da venda para fins de capital de exploração. Nota que mantém uma participação de 40% da NMSIS “o que lhe permite continuar a beneficiar do elevado potencial de crescimento deste segmento, maximizando simultaneamente o valor dos seus acionistas“, lê-se no comunicado.
Para o diretor-executivo da MultiChoice, Calvo Mawela, “esta colaboração com a Sanlam é um marco estratégico para a MultiChoice”. Uma vez que “permite aumentar o valor” que a companhia fornecesse aos clientes e também permite “aproveitar a experiência da Sanlam para impulsionar o crescimento e a inovação nas nossas ofertas de seguros em todo o continente”, acrescenta o responsável.
A NMSIS registou um crescimento de 36% para 970 milhões de rands (50 milhões de euros) em emissão de prémios bruto no ano fiscal que terminou a 31 de março de 2024 face ao ano anterior, o lucro após impostos aumentou 51% para 296 milhões de rands (mais de 15 milhões de euros) e o valor líquido dos ativos foi de 277 milhões rands (mais de 14 milhões de euros).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sanlam vai comprar 60% do negócio segurador da Multichoice
{{ noCommentsLabel }}