LEGENDS inaugura a 1ª Exposição “Futebol, Unidos pela Diversidade” em colaboração com a LALIGA, a Liga F e a Bundesliga

  • Servimedia
  • 24 Junho 2024

Clubes e ligas uniram-se para criar a primeira exposição que compila as iniciativas levadas a cabo para combater a homofobia no futebol.

O museu LEGENDS, The Home of Football, em colaboração com a LALIGA – através da LALIGA VS -, a Liga F e a Bundesliga, organizou a I Exposição “Futebol, Unidos pela Diversidade”, que estará patente temporariamente em Madrid a partir de hoje, 21 de junho. A PUMA, patrocinadora da LALIGA e da Liga F, também estará presente na exposição. O objetivo desta exposição temporária é mostrar aos adeptos de futebol e aos visitantes do museu situado na Puerta del Sol a luta contra a homofobia defendida pela indústria do futebol, exigindo espaços seguros e diversos, livres de ódio.

Para tal, foram compilados mais de vinte projetos e objetos que, a partir das diferentes ligas e clubes, foram criados nos últimos anos com a intenção de tornar claro que o futebol é de todos, que é diverso e inclusivo. E que não há lugar para a intolerância em termos de orientação sexual, raça ou crença.

“Esta coleção temporária pioneira pretende sensibilizar os adeptos para gerar uma mudança na sociedade e mostrar que o futebol tem um poder transformador que pode ajudar a gerar essa mudança: a força do nosso futebol”, explicam os seus promotores.

Nesta primeira exposição “Futebol, Unidos pela Diversidade”, serão expostos numerosos objetos com uma importante carga reivindicativa e inclusiva. Trata-se de relíquias de clubes e ligas, com as quais promoveram a igualdade e a diversidade ao longo das últimas épocas.

Assim, será possível ver peças como as bandeiras de quatro metros do FC Barcelona com as cores representativas do coletivo LGTBI que se hasteiam no Camp Nou todos os meses de junho. Também serão expostas as t-shirts comemorativas com as cores do coletivo que o Athletic Club criou com os nomes de jogadores lendários que jogaram nas suas equipas masculina e feminina e que foram expostas para surpreender José Antonio Nielfa “La Otxoa”, um conhecido artista de Bilbao, membro do clube e defensor intransigente da diversidade sexual.

Outros objetos em exposição serão as camisolas que o Real Betis e a UD Las Palmas criaram esta época, juntamente com o seu patrocinador Hummel, para representar a justiça, o respeito e a inclusão de todos, independentemente da sua origem, género, orientação sexual ou crenças.

O Cádiz CF, por sua vez, juntou-se à exposição emprestando uma T-shirt comemorativa criada para apoiar a luta contra qualquer tipo de discriminação afetivo-sexual e de género. Para além disso, exibe também a braçadeira de capitão que usa todos os dias 17 de maio para reivindicar a luta contra a homofobia.

Outros clubes que quiseram colaborar, emprestando as braçadeiras que os seus jogadores usaram para recordar a importância de apoiar o coletivo LGTBI e promover a diversidade dentro e fora do campo, são o CD Leganés e o SD Huesca.

O CD Tenerife, por seu lado, contribuiu com uma bandeira de canto com as cores representativas da bandeira LGTBI. A bandeira foi utilizada no jogo contra o CD Eldense, a 19 de fevereiro deste ano, por ocasião do Dia Internacional contra a LGTBIfobia no desporto, como sinal do compromisso do clube com um futebol mais diverso e respeitador.

Do lado da Liga F, o RCD Espanyol de Barcelona junta-se à iniciativa partilhando a braçadeira que a sua capitã Carol Marín usou num jogo desta época para dar visibilidade à luta contra a LGTB-fobia no mundo do desporto. Além disso, o Costa Adeje Tenerife empresta à coleção o terceiro equipamento desta época, desenhado com as cores da bandeira coletiva, bem como a braçadeira de capitão, para promover a diversidade e o respeito.

A própria F League também se juntou à exposição com a sua campanha Love for the Colours, lançada por volta de 19 de fevereiro, Dia Internacional contra a LGTBIfobia no desporto, para sensibilizar para a importância da luta contra a homofobia. Deste projeto, alguns dos milhares de cordões que foram distribuídos a jogadores, árbitros, adeptos e jogadores nacionais nesse dia estão agora expostos na LEGENDS.

Por seu lado, a PUMA, patrocinadora da LALIGA e da Liga F, quis fazer parte da exposição emprestando o terceiro equipamento que lançou esta época juntamente com o AC Milan e que presta homenagem à cultura da paixão e da inclusão que tanto a marca desportiva como o clube têm como bandeira.

Outra liga que joga fora de Espanha também quis fazer parte desta I Exposição “Futebol, Unidos pela Diversidade”, para mostrar que o futebol está unido na luta contra o ódio e a violência e, mais especificamente, contra a homofobia.

É o caso da DFL Deutsche Fußball Liga, que, juntamente com os clubes da Bundesliga e da Bundesliga 2, bem como com a Fundação DFL, lançou recentemente a campanha TOGETHER! STOP HATE. SEJA UMA EQUIPA. Um projeto que visava sensibilizar para a importância de acabar com a discriminação em todas as dimensões da diversidade. Deste projeto, a bola, a camisola comemorativa e a braçadeira que os jogadores usaram há alguns meses no campeonato alemão estão expostas na LEGENDS durante estas semanas.

Um projeto pioneiro que uniu pela primeira vez estas ligas com o objetivo de continuar a luta contra o ódio e a violência dentro e fora do campo de futebol. A exposição pode ser visitada em LEGENDS, The Home of Football até 21 de julho, com entrada geral no museu.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LEGENDS inaugura a 1ª Exposição “Futebol, Unidos pela Diversidade” em colaboração com a LALIGA, a Liga F e a Bundesliga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião