O fabricante de sapatilhas de culto Golden Goose adia a OPI devido à súbita volatilidade do mercado

  • Servimedia
  • 1 Julho 2024

A Golden Goose Group SpA, a marca de sapatilhas de 500 euros, adia a sua OPI, devido à súbita volatilidade dos mercados europeus, para evitar o efeito sobre as suas expectativas de valorização.

Embora houvesse uma procura suficiente para as ações em oferta, a marca de sapatilhas apoiada pela Permira deveria ter sido cotada a 9,75 euros por ação, ou seja, no limite inferior da sua gama de 9,50 a 10,50 euros. Este facto, juntamente com a volatilidade dos mercados acionistas europeus, alimentou as preocupações de que as ações caíssem após a estreia, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg.

Os especialistas afirmam que a decisão de cotar as ações surgiu numa altura em que as empresas de luxo estavam em queda, atingidas pela redução das margens e pela queda da procura chinesa; grandes nomes como LVMH, Moncler e Rolex estão a ser castigados pelos investidores. A eclosão do risco político após as eleições europeias de há duas semanas e as eleições legislativas francesas deste fim de semana estão a provocar incerteza e afetaram as previsões da Golden Goose, que descreve a sua decisão de adiar a OPI como uma pausa.

A Golden Goose, sediada em Milão, tinha previsto vender cerca de 10,5 milhões de ações, enquanto a Permira, proprietária maioritária, iria oferecer 43,6 milhões de ações existentes, estando o lançamento da campanha previsto para 21 de junho. De acordo com as estimativas dos analistas, a cotação máxima da Golden Goose teria permitido obter um montante próximo dos 600 milhões de euros, elevando a avaliação da empresa para cerca de 1,7 mil milhões de euros.

A IPO da Golden Goose teria sido a maior da bolsa de Milão, depois da Lottomatica em maio do ano passado. Outras empresas oficialmente adiadas esta semana incluem a Greyhound e a Flix; e especula-se que o mesmo acontecerá com a Zabka Polska e a Tendam, ambas no âmbito da CVC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O fabricante de sapatilhas de culto Golden Goose adia a OPI devido à súbita volatilidade do mercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião