A Core School lidera o ranking das melhores escolas de audiovisual em Espanha, elaborado pelo Instituto Coordenadas

  • Servimedia
  • 3 Julho 2024

A crescente procura de conteúdos audiovisuais está também a gerar um aumento das opções de formação e Espanha, e especialmente Madrid, está a posicionar-se como um verdadeiro centro de formação.

Neste contexto, o Instituto Coordenadas analisou a atual oferta de formação e as opções para os jovens se tornarem profissionais num setor em crescimento e cada vez mais procurado. O “sucesso” da Madrid Content City em Tres Cantos é um exemplo disso: produtoras, escolas e as empresas mais avançadas do setor reúnem-se nos mais de 25 edifícios que constituem atualmente este grande pólo de conteúdos. A Netflix também tem um enorme complexo na zona, com cinco cenários e 22.000 m2 no primeiro centro de produção do gigante do streaming fora dos Estados Unidos.

Entre as opções de formação, o relatório destaca The Core School, a escola de formação do Grupo Planeta, como líder no seu setor devido à qualidade do seu projeto, do seu corpo docente e das instalações de última geração do seu centro em Madrid Content City in Tres Cantos. Esta escola oferece todas as linhas de formação superior, desde os Ciclos de Formação de Nível Superior (FP) até aos Mestrados, passando pelas Licenciaturas, sempre em relação com as áreas de conhecimento exigidas pela indústria do espetáculo. A sua proposta é eminentemente aplicada graças ao excelente equipamento do seu campus, concebido em conjunto com os seus parceiros, Secuoya e Antena 3, e a uma vasta gama de estágios em empresas do setor.

Nesta mesma lista, o Instituto Coordenadas inclui outras opções de destaque, como a ECAM (Escola de Cinema e Audiovisual da Comunidade de Madrid), a TAI (Escola Universitária de Artes e Espetáculos TAI), a UTAD (Universidade de Tecnologia e Arte Digital) e a UDIT (Universidade de Design, Inovação e Tecnologia), todas elas com sede em Madrid.

Os profissionais formados nestas instituições, de acordo com os últimos dados, estão a atingir taxas de empregabilidade de 90% nos primeiros seis meses após a conclusão dos seus estudos; com salários iniciais muito competitivos ou rendimentos que excedem a média nacional, com salários que variam entre 30.000 e 50.000 euros por ano, dependendo da dedicação e especialização.

Estes dados, recolhidos num recente relatório da PwC sobre a indústria do entretenimento e dos meios de comunicação (E&M), refletem também a elevada procura destes profissionais, que responde ao crescimento e dinamismo da nova indústria e à atração de Espanha como destino de produção de entretenimento, bem como ao trabalho de longa data de organizações como a Spain Film Commission ou a já referida Madrid Content City.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Core School lidera o ranking das melhores escolas de audiovisual em Espanha, elaborado pelo Instituto Coordenadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião