Telecuidados, estadias temporárias em lares e iniciativas de colaboração para cuidados a idosos e cuidados temporários para famílias no verão
Segundo os especialistas, as famílias que cuidam de idosos sentem uma grande ansiedade e stress quando se trata de tirar férias porque não sabem com quem os deixar.
Em Espanha, muitos destes prestadores de cuidados são os seus próprios cônjuges ou familiares com mais de 65 anos de idade. De acordo com os dados da Statitas, a Espanha é o segundo país com maior número de idosos que cuidam de um familiar dependente com 75 anos ou mais (9%), seguida da Suécia (7%). No topo da lista, a França é o país com maior número de pessoas com mais de 65 anos que cuidam de um familiar idoso com 75 anos ou mais (18%).
De acordo com os dados do Imserso, os serviços de assistência a idosos mais procurados são o Serviço de Telecuidados, que tem o maior número de utilizadores. É um serviço muito feminizado, 75% são mulheres, e tem uma elevada percentagem de utentes com 80 e mais anos (69,7%). Assim como os Serviços de Cuidados Residenciais, que oferecem alojamento e alimentação aos idosos de forma permanente ou temporária.
As estadias temporárias em lares residenciais duplicam o seu rendimento no verão em comparação com o resto do ano, de acordo com dados fornecidos pela DomusVi, a empresa líder no setor em Espanha, que tem 144 centros residenciais, bem como centros de dia, de cuidados a deficientes e de saúde mental em todo o país. No final de 2023, a empresa dispunha de 18 923 lugares, incluindo os dedicados a estadias temporárias e a descanso familiar, que permitem cuidar dos idosos quando o prestador de cuidados precisa de fazer uma pausa, especialmente na época de verão.
Dados do Observatório Estadual da Solidão Indesejada-SoledadES mostram que os idosos, juntamente com os jovens, são os que mais sentem essa sensação. No verão, esse sentimento aumenta. Outras alternativas mais centradas no combate à solidão entre os idosos são as colaborativas, baseadas em aplicações para gerar intercâmbios. Em Bilbau, a associação Kuvu liga pessoas de diferentes gerações para partilhar habitação e companhia mútua. Outras iniciativas como Vincles (Fundação iSocial) utilizam sistemas tecnológicos que permitem compilar informação territorial normalizada para detetar situações de solidão de forma atualizada, imediata e precisa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Telecuidados, estadias temporárias em lares e iniciativas de colaboração para cuidados a idosos e cuidados temporários para famílias no verão
{{ noCommentsLabel }}