Carmona Rodrigues resgata ex-vereadora para a Águas de Portugal que foi “chumbada” para o IHRU
Gabriela Seara era a escolha do ministro Miguel Pinto Luz para presidir ao IHRU, mas a nomeação não teve ‘luz verde’ da CReSAP. Agora, vai ser assessora de Carmona Rodrigues na Águas de Portugal.
António Carmona Rodrigues, que foi presidente da Câmara de Lisboa entre 2005 e 2007, iniciou funções como presidente da Águas de Portugal no passado dia 5 de junho, e decidiu chamar para sua assessora uma das vereadoras do tempo em que presidiu a autarquia da capital portuguesa. Gabriela Seara vai agora para um cargo que não precisa da aprovação da CReSAP, que semanas antes travou a sua nomeação para o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), revela o Observador (acesso pago).
O nome de Gabriela Seara tinha sido proposto pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, para liderar o instituto responsável pela política nacional de habitação. Mas a antiga vereadora do urbanismo da Câmara de Lisboa no mandato de Carmona Rodrigues, que até já se tinha demitido da função de adjunta da vereadora para os Direitos Sociais, Educação e Saúde que desempenhava atualmente na autarquia, nem chegou à fase de entrevista na CReSAP — que não tornou público o parecer deste “chumbo”.
À frente do IHRU continua, para já, o nome escolhido por Marina Gonçalves, anterior ministra da Habitação. António Gil Leitão iniciou funções na empresa pública em junho do ano passado, a par com Filipa Serpa dos Santos, Cristina Matela Tavares e Fernando dos Santos Almeida, com mandatos a terminar em 2028. Cristina Matela Tavares, entretanto, renunciou, tendo sido nomeada para o seu lugar (administradora financeira), ainda pelo anterior Governo, Sónia Barbosa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Carmona Rodrigues resgata ex-vereadora para a Águas de Portugal que foi “chumbada” para o IHRU
{{ noCommentsLabel }}