As universidades Complutense, Autónoma de Madrid e Alfonso X el Sabio impulsionam o crescimento do ensino superior na Comunidade de Madrid
A região conta atualmente com 17 universidades presenciais, 6 públicas e 11 privadas, e uma vasta gama de centros de pós-graduação afiliados de grande prestígio e reconhecimento internacional.
A Universidade Complutense, a Universidade Autónoma de Madrid e a Universidade Alfonso X el Sabio, juntamente com a Universidade Politécnica de Madrid e a Universidade Pontifícia Comillas, lideram o crescimento do ensino universitário na Comunidade de Madrid, adaptando os seus cursos aos desafios da ciência e às exigências do mercado e aumentando significativamente o número de estudantes, de acordo com a análise realizada pelo grupo de peritos do Instituto Coordenadas de Governação e Economia Aplicada (ICGEA), que examinou a oferta universitária e de formação na região.
A Comunidade de Madrid é a região espanhola com a maior oferta universitária de Espanha, graças às suas 17 universidades, 6 públicas (Alcalá, Autónoma, Carlos III, Complutense, Politécnica e Rey Juan Carlos) e 11 privadas (CUNEF, ESIC, Alfonso X el Sabio, Antonio de Nebrija, Camilo José Cela, Europea de Madrid, Francisco de Vitoria, UNIE, Internacional Villanueva, Pontificia Comillas e CEU San Pablo). Para além destes, a UNED e uma grande variedade de centros afiliados de colaboração público-privada de prestígio internacional oferecem cursos de pós-graduação, de acordo com o Instituto Coordenadas.
Estas universidades oferecem mais de 600 cursos de licenciatura e reúnem mais de 350.000 estudantes, a maior comunidade estudantil de Espanha e uma das maiores da Europa. Estes números aumentam de ano para ano, à medida que cresce o número de centros, e o Ministério Regional da Educação, Ciência e Universidades da Comunidade de Madrid está atualmente a estudar a criação de quatro novas universidades privadas, bem como de licenciaturas adaptadas às necessidades do talento em todas as suas dimensões.
O trabalho das universidades para desenvolver esta oferta e oferecer uma formação académica de qualidade que responda às exigências da sociedade é essencial para que a região continue a ser um pólo universitário internacional. “A Região de Madrid é um pólo de atração de talentos fundamental em Espanha, graças à grande diversidade e qualidade das universidades que acolhe. O trabalho que realizam para oferecer licenciaturas atualizadas e, em alguns casos, desenvolver modelos educativos disruptivos alinhados com a procura de conhecimento e o mercado profissional, permite que empresas de todos os tipos e dimensões encontrem profissionais preparados com os quais continuar a crescer dentro e fora das nossas fronteiras”, afirma Jesús Sánchez Lambás, Vice-Presidente Executivo do Instituto Coordenadas.
UNIVERSIDADES
Entre as 17 instituições de ensino superior sediadas na Comunidade de Madrid, cinco destacam-se pelo seu trabalho constante e pela sua contribuição para a formação de uma comunidade estudantil cada vez mais numerosa e de uma oferta educativa diversificada, com cursos inovadores que respondem às exigências da sociedade, acrescenta esta entidade.
A Universidade Complutense é uma das melhores universidades do mundo, com mais de 80.000 alunos, é a maior universidade pública de Espanha e a terceira maior do continente europeu em termos de cursos presenciais. Esta universidade oferece uma vasta gama de programas e graus de licenciatura, mestrado e doutoramento, com um corpo docente admirável.
A Universidade Autónoma de Madrid foi fundada em 1968 e é atualmente reconhecida como uma das universidades mais prestigiadas de Espanha pelos rankings internacionais, diz o Instituto. Com uma comunidade estudantil de cerca de 30.000 estudantes, esta universidade está a intensificar a sua aposta na investigação e na excelência académica, especialmente em áreas como as Biociências, as Nanociências e os Materiais Avançados, a Física Teórica e a Matemática.
Universidade Alfonso X el Sabio (UAX). Conhecida como a Universidade de Negócios, destaca-se pelo desenvolvimento constante de licenciaturas alinhadas com as exigências de talento do mercado de trabalho. Atualmente, oferece mais de 120 licenciaturas e promoveu um modelo de formação com o apoio de grandes empresas na sua Faculdade de Negócios e Tecnologia para preparar os seus alunos com uma visão global da integração de negócios e tecnologia. Isto, juntamente com quase 9.000 acordos com empresas e a elevada taxa de empregabilidade dos seus estudantes, levou a um aumento do número de estudantes nos últimos anos para mais de 18.000 no ano académico de 2023/2024.
A Universidade Politécnica de Madrid tem uma comunidade universitária de mais de 36.000 estudantes. É especialmente conhecida pela sua formação académica em engenharia civil, mecânica e aeroespacial, engenharia elétrica e eletrónica e engenharia química. Possui vários centros de investigação especializados, incluindo um instituto de energia solar, um centro de laser e um instituto de investigação automóvel.
A Universidade Pontifícia Comillas é uma instituição católica gerida pela Companhia de Jesus e conta com cerca de 15.000 estudantes. Com grande projeção e reconhecimento internacional, entre os seus diplomas mais reconhecidos encontram-se o ICAI, a Escola Técnica Superior de Engenharia da universidade, e o ICADE, que agrupa as faculdades de Direito e de Economia e Negócios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
As universidades Complutense, Autónoma de Madrid e Alfonso X el Sabio impulsionam o crescimento do ensino superior na Comunidade de Madrid
{{ noCommentsLabel }}