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Rádio Comercial e RFM separadas por 3,2 pp, Rádio Observador encurta distância para TSF

Carla Borges Ferreira,

O Bauer Media Áudio Portugal obtém agora uma AAV de 30,5% (29,9% na segunda vaga) e o Grupo Renascença Multimédia 24%. A Rádio Observador surge a 1 ponto percentual da TSF.

A Rádio Comercial e a RFM surgem separadas por 3,2 pontos percentuais (pp) no segundo trimestre do ano. Segundo a terceira vaga do Bareme Rádio, a estação do grupo Bauer Media Áudio Portugal obteve uma AAV (Audiência Acumulada de Véspera) de 19,4% (-0,9 pp do que na segunda vaga), um reach semanal de 38,9% (39,6% na segunda vaga) e um share de audiência de 25,7% (24,7% na segunda vaga).

Na segunda posição surge a RFM que registou uma AAV de 16,2% (-0,3 pp), um reach semanal de 36,7% (+0,7pp) e um share de audiência de 17,1% (20,3% na segunda vaga).

Na terceira posição permanece a M80, com uma AAV de 8,6% (+0,5 pp), um reach semanal de 19,9% (+0,8 pp) e um share de audiência de 10,1% (-0,4 pp).

A Rádio Renascença mantém-se na quarta posição com uma AAV de 6,8% (+0,2 pp), e na quinta, com 5,2% (+1,1 pp), surge agora a Cidade FM, que ultrapassou a Antena 1, estação que perdeu 0,8 pp, situando-se agora nos 4,8%.

A TSF obteve uma AAV de 3,2% (-0,8 pp), um reach semanal de 7,9% (8,8% na vaga anterior) e um share de audiência de 2,4% (3,6% na vaga anterior).

Segue-se a Mega Hits (2,7%) e a Rádio Observador que, com uma AAV de 2,1% (+0,6 pp), ultrapassou a Antena 3 (2%) e a Smooth FM (1,1%), estando agora a 1 pp da TSF.

Referidas em AAV no estudo são também a Rádio Nova Era (0,9%), a Antena 2 (0,5%), a Estação Orbital (0,4%) e a R. Sudoeste (0,2%).

Por grupos, o Bauer Media Áudio Portugal obtém agora uma AAV de 30,5% (29,9% na segunda vaga) e o Grupo Renascença Multimédia de 24% (23,8% na segunda vaga). O reach semanal do grupo liderado por Salvador Bourbon Ribeiro situou-se nos 53,6% (+0,4 pp) e o do grupo Renascença Multimédia nos 50,5% (+0,9 pp).

O share de audiência do grupo Bauer é de 43,2% (40,7% na segunda vaga) e o do grupo Renascença Multimédia de 26,3% (28,3% na vaga anterior).

O grupo RTP regista uma AAV de 6,9% (versus 7,9%), um reach semanal de 14,9% (+0,1 pp) e um share de audiência de 7,4% (-2,2 pp).

Em comunicado, a Rádio Comercial destaca ter garantido “a liderança em cinco das seis regiões Marktest” e que “ganha em todos os indicadores de audiência”. “M80 Rádio cresce e iguala o seu melhor resultado de sempre, com 8,6% de AAV. A Cidade FM é a estação que mais cresce em AAV e regista mais do dobro do seu principal concorrente em share de audiência (5,9%)“. A “Bauer Media Áudio Portugal volta a reforçar a sua posição como o maior grupo do setor áudio em Portugal, sendo líder absoluto em todos os indicadores de audiência”, reforça.

O grupo Renascença Multimédia, por seu turno, destaca, entre outros, que a RFM lidera nos mais jovens 15/24 e 25/34, que a Renascença “cresce e obtém o melhor resultado em AAV dos últimos 10 anos e aumenta em Reach Semanal pela quarta vez consecutiva”.

Em cada semana, as rádios do Grupo Renascença Multimédia atingem 4 milhões e 337 mil ouvintes; reforçam audiência particularmente na Grande Lisboa, nas Classes A/B/C1, nos Quadros Médios e Superiores e nos Estudantes”, descreve o grupo também em comunicado.

A escuta de rádio em Portugal em pessoas acima dos 15 anos continua a subir, mantendo-se em níveis muito elevados. Alcança 84,1% de reach semanal, o que significa 7 milhões e 226 mil ouvintes”, acrescenta o grupo Renascença Multimédia.

As entrevistas que integram esta terceira vago da ano do Bareme Rádio, o estudo regular de audiências elaborado pela Marktest, foram recolhidas entre 1 de março e 22 de junho. Para a vaga em análise foram consideradas válidas 6.036 entrevistas.

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