Mudança de rotinas nos centros DomusVi para fazer face às altas temperaturas

  • Servimedia
  • 18 Julho 2024

Perante a possível chegada de ondas de calor, DomusVi, empresa do setor sócio-sanitário, partilha o protocolo para proteger os idosos dos efeitos negativos que estas podem ter na saúde dos residentes.

As pessoas com mais de 65 anos são um dos grupos populacionais mais vulneráveis às altas temperaturas e, por isso, o Departamento de Assistência Técnica da DomusVi implementou uma série de medidas com o objetivo de as proteger e cuidar durante este período.

“Definimos e aplicámos um protocolo de ação contra as altas temperaturas que minimiza o risco de os idosos desenvolverem desidratação ou outros problemas de saúde causados pelas altas temperaturas. O seu cuidado e bem-estar são a nossa prioridade e, com este foco, trabalhamos para construir um bom dia a dia para eles durante todo o ano, especialmente no verão”, sublinha Olga Sánchez, profissional da equipa do Departamento de Assistência Técnica da DomusVi.

Entre as medidas de prevenção descritas no protocolo DomusVi contra as ondas de calor está a manutenção de persianas e janelas fechadas durante as horas centrais do dia, para favorecer o arrefecimento natural das divisões durante as horas de menor calor. Os horários de abertura e fecho serão incluídos nos itinerários de trabalho.

Também controlará e supervisionará a temperatura do centro nas áreas comuns durante as horas de permanência dos utilizadores e nos quartos durante as horas de repouso noturno. O objetivo é detetar os quartos com temperaturas particularmente elevadas para poder deslocar os residentes, oferecer-lhes toalhas molhadas ou duches e aumentar a hidratação. Instalar a utilização de ventoinhas e de ar condicionado durante as horas necessárias e à temperatura adequada. Limitar a capacidade dos quartos mais quentes.

Além disso, verifique semanalmente as previsões de temperatura para a zona e, com base nelas, reveja a eficácia das medidas que estão a ser aplicadas e, se necessário, faça as modificações e melhorias necessárias.

Do mesmo modo, as informações sobre os alertas de calor e as medidas de proteção à disposição dos residentes são afixadas nos quadros de avisos do centro. Workshop para os residentes autónomos sem deficiência cognitiva, informando-os sobre as ondas de calor e as medidas de prevenção.

Outra medida consiste em reforçar a hidratação noturna, dando prioridade à ingestão de líquidos em detrimento da alimentação. Nos residentes que trabalham por conta própria, verificar se têm ao seu alcance uma garrafa de água ou similar. Além de reforçar a hidratação em todas as actividades e terapias.

Ofereça também muitos líquidos, reforce a hidratação com bebidas frescas. Ofereça aos familiares e aos residentes jarros de água fresca com rodelas de limão ou laranja. Evitar refeições muito quentes que sejam difíceis de digerir.

Outras iniciativas incluem evitar a exposição ao sol a meio do dia. Caminhe à sombra com a cabeça coberta e use protetor solar. Aconselhar os residentes a não saírem nas horas centrais do dia. Programar atividades refrescantes ao ar livre nas horas mais frescas, como jogos aquáticos.

Usar roupa leve e de cor clara, com especial atenção para os residentes que se vestem de forma autónoma, de modo a que seja adequada à época estival, e vigiar os sintomas (boca pegajosa, pele pálida ou acinzentada, mucosas secas, olhos encovados) nos utentes identificados como de risco, especialmente os que possam estar desidratados, bem como processos que envolvam febre, diarreia ou anorexia, são outras acções a tomar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mudança de rotinas nos centros DomusVi para fazer face às altas temperaturas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião