5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que arrancam as negociações com os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2025, a DBRS tem prevista uma avaliação à dívida soberana portuguesa.

Esta sexta-feira irá ficar marcada pelas reuniões do primeiro-ministro com os partidos políticos sobre o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), bem como pela avaliação pela DBRS do rating de Portugal.

Arrancam as negociações para o OE2025

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, irá reunir-se com os partidos políticos para iniciar as negociações sobre a proposta do OE2025, que terá de ser remetido ao parlamento até ao dia 10 de outubro. O primeiro partido a ser recebido será o PAN (10h00), seguindo-se o Livre (11h00) e o PCP (12h00). Pela tarde, o BE é recebido às 14h00, a Iniciativa Liberal às 15h00, o Chega às 16h00, o PS às 17h00 e o PSD/CDS-PP às 18h30. Por ter uma posição minoritária, o Governo precisa que um dos outros maiores partidos (PS ou Chega) viabilize o documento.

DBRS avalia rating de Portugal

A agência de notação financeira DBRS tem prevista uma avaliação à dívida soberana portuguesa, após ter confirmado em janeiro o rating de Portugal em ‘A’, com perspetiva ‘estável’. A agência canadiana é a primeira a pronunciar-se no segundo semestre, após, em março, a Standard & Poor’s (S&P) ter subido a notação portuguesa de ‘BBB+’ para ‘A-‘ o que fez o rating do país atingir o patamar ‘A’ em todas as principais agências. Os calendários das agências são, contudo, meramente indicativos e estas podem optar por não se pronunciar.

Evolução das taxas de juro implícitas no crédito à habitação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica as taxas de juro implícitas no crédito à habitação, relativas a junho. Em maio, as taxas de juro implícitas do crédito à habitação mantiveram a tendência de descida dos últimos meses, recuando pelo quarto mês consecutivo, enquanto as prestações da casa mantiveram-se no mesmo valor registado em abril (404 euros). A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação reduziu-se para 4,556% e nos contratos celebrados nos últimos três meses fixou-se em 3,845%.

Balanço do emprego e formação profissional

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, preside à sessão de apresentação do relatório anual sobre emprego e formação profissional relativo a 2023. A apresentação do documento será feita pelos seus autores, a que se segue um debate com especialistas sobre o mercado de trabalho e do emprego.

Parlamento vota pedido de audição do ex-presidente do INEM

A comissão parlamentar da Saúde vota dois requerimentos (Iniciativa Liberal e Chega) para uma audição urgente do ex-presidente do INEM, Vítor Almeida, que se demitiu uma semana após ter assumido o cargo. Vítor Almeida afirmou que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, não lhe deu garantias sobre uma proteção jurídica caso o Tribunal de Contas chumbe o ajuste direto de helicópteros e explicações sobre a demissão do anterior presidente. Será também votado o requerimento do PCP para audição urgente da ministra para esclarecimentos sobre as diligências que o Governo para garantir os meios do INEM.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião