Lucros da Navigator crescem 16% para 159 milhões no primeiro semestre
Resultados beneficiaram do crescimento de vendas nos vários segmentos de negócio e redução dos custo. Empresa diz que foi "o segundo melhor primeiro trimestre da sua história".
A Navigator registou um registou um resultado líquido de 159 milhões de euros no primeiro semestre, um crescimento de 16% face ao período homólogo, beneficiando do bom desempenho dos negócios de papel, tissue e packaging, e da redução nos custos.
“Nos primeiros seis meses do ano em curso, o EBITDA registou um crescimento de 18%, atingindo os 299 milhões de euros, situando a margem EBITDA em 28%, beneficiando da redução dos custos variáveis em todos os segmentos de pasta e papel e também dos custos fixos. A Empresa regista deste modo resultados históricos, com o 2º melhor primeiro semestre de sempre da sua história“, assinala em comunicado.
O volume de negócios cresceu 9% para os 1.066 milhões de euros. A Navigator reporta um aumento na quantidade vendida nos vários segmentos. As venda de papel de impressão e embalagem a aumentarem 26%, para 673 mil toneladas, com a quota nos produtos premium a situar-se em 59%. No tissue, o volume de vendas atingiu as 94 mil toneladas, um aumento homólogo de 54%, que contou já com a integração da britânica Accrol, adquirida por 153 milhões de euros. O segmento de packaging registou uma subida de 90%.
Os resultados entre janeiro e junho traduzem os bons números do segundo trimestre, com o EBITDA a crescer 35% para os 165 milhões de euros e a margem a situar-se nos 31,2%. O resultado líquido foi de 94,8 milhões de euros.
A dívida líquida cresceu 92 milhões para 665 milhões, refletindo a aquisição da Accrol, (pagamento de € 153 milhões pelo capital e consolidação de dívida adicional), o nível de investimento (capex) e a distribuição de 150 milhões em dividendos. No 1º semestre de 2024 o montante total de investimentos ascendeu a 93 milhões de euros.
Neste período “foram contratados novos financiamentos de longo prazo – a 5, 6 e 7 anos no montante de 300 milhões de euros. As condições financeiras estão indexadas a 3 indicadores presentes na Agenda de Sustentabilidade da empresa e, por sua vez, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, informa a Navigator no comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros da Navigator crescem 16% para 159 milhões no primeiro semestre
{{ noCommentsLabel }}