Universidade Alfonso X el Sabio lança um guia para ajudar os professores a utilizar a IA generativa no ensino

  • Servimedia
  • 22 Julho 2024

A universidade dá mais um passo em frente na sua estratégia de integração da IA generativa na sala de aula, com um guia interativo e intuitivo que reforça o trabalho educativo dos professores.

A Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) apresentou um novo guia interativo destinado a ajudar os professores a integrar a IA generativa (IAG) nos seus métodos de ensino. Desta forma, foi criado o “Guia de GAI para professores da UAXmakers”, com o objetivo de facilitar a utilização responsável e segura desta tecnologia, enriquecer o seu trabalho pedagógico, promover a inovação nos modelos educativos e garantir a sua correcta adoção pelos alunos.
De acordo com o “Observatório do Impacto da Tecnologia nas Profissões” da UAX, 73% dos professores universitários acreditam que a IA generativa irá transformar a educação. E é com a intenção de serem agentes desta mudança que o setor deve abraçar que a UAX criou o primeiro ‘IAG Guide for Teachers UAXmakers’. Concebido por um grupo de especialistas em inovação pedagógica desta universidade, a UAX responde a este desafio com uma ferramenta que orienta os professores de forma fácil e prática na sua incursão e profissionalização com esta tecnologia.

“Devido à sua usabilidade e conteúdo teórico com aplicações práticas, o ‘Guia IAG para professores UAXmakers’ mostra de forma simples os fundamentos e possibilidades da IA generativa para que os professores, sejam universitários ou de outras áreas, possam ampliar a sua profissão integrando esta tecnologia na sua prática docente, promovendo a inovação nas suas metodologias e garantindo a sua utilização adequada na sala de aula”, diz Lola Vivas, diretora de Inovação Pedagógica da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Alfonso X el Sabio.

A UAX criou uma ferramenta interativa que apresenta aos professores a linguagem da IA generativa, mostrando como construir prompts. Além disso, explica como pode melhorar o ensino com exemplos e estudos de caso para personalizar a aprendizagem, criar atividades inovadoras e desenvolver novos modelos de avaliação.

Oferece ainda recursos como jogos criativos, designs inovadores de sessões, apresentações, novas avaliações e materiais educativos (conteúdos, imagens, vídeos), que dinamizarão as aulas e impulsionarão a formação e a empregabilidade dos alunos no novo paradigma profissional, onde a IAG se tornou uma alavanca de transformação.

AMBIENTE SEGURO

O itinerário interativo do guia UAX IAG tem diferentes painéis que respondem também a questões de impacto social e à importância de promover uma utilização responsável da IA. Ajuda a compreender a necessidade de aplicar o pensamento crítico; a identificar possíveis enviesamentos nos resultados fornecidos pelo IAG; a treiná-lo de forma otimizada e a conhecer as políticas de privacidade obrigatórias, entre outros pontos-chave no ambiente educativo onde a integridade e o rigor académico são primordiais. A UAX está também a tomar medidas para criar ambientes seguros nas suas nuvens e proteger a privacidade dos dados, contribuindo para a referida utilização responsável do IAG por professores e alunos da universidade.

O lançamento deste guia insere-se na estratégia global que a UAX continua a promover no domínio da Inteligência Artificial, com o objetivo de concluir a integração desta tecnologia em todas as licenciaturas no início do ano letivo de 2024/2025. A instituição deu início à primeira fase do projeto com o lançamento do seu primeiro ‘Observatório do Impacto da Tecnologia nas Profissões’, que contou com a participação de mais de 2.000 alunos e quase 400 professores e profissionais, e que analisou o grau de adoção da IA generativa na sala de aula e no ambiente profissional, bem como a utilização que lhe é dada em ambos os ambientes.

“O estudo demonstrou que as novas gerações utilizam a IA generativa duas vezes mais do que os profissionais e professores e, portanto, são eles que irão impulsionar a sua integração à medida que entram no mercado de trabalho”, afirma Isabel Fernández, reitora da Universidade Alfonso X el Sabio e doutorada em Inteligência Artificial. “Como instituição de ensino, temos a responsabilidade de compreender as mudanças que isso implicará, a fim de preparar os nossos professores para poderem gerar os profissionais de que as empresas necessitam, com valores, uma compreensão das possibilidades e dos riscos das novas tecnologias e as competências para as aplicar com impacto e de forma responsável”.

O novo ‘Guia IAG para professores’, que a UAX partilha abertamente com os professores da sua faculdade ou de outras instituições de ensino, é uma ferramenta realmente útil para fazer evoluir os modelos de ensino seguindo o modelo UAXmaker, que promove a sua formação com um trabalho de equipa interdisciplinar formado por estudantes de diferentes graus para, aplicando a tecnologia, propor uma solução real para os desafios colocados pelas empresas líderes.

O guia será seguido de uma segunda fase, que alargará os conselhos sobre a utilização desta tecnologia para os professores, com exemplos de boas práticas, bem como de um novo guia IAG para os estudantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade Alfonso X el Sabio lança um guia para ajudar os professores a utilizar a IA generativa no ensino

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião