Isenção de IMT e Imposto de Selo para jovens já passou no crivo de Marcelo
Presidente promulgou diploma que permite aos jovens até aos 35 anos ficarem isentos do pagamento de IMT e Imposto de Selo (IS) na compra da primeira habitação permanente.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta terça-feira o diploma que permite aos jovens até aos 35 anos ficarem isentos do pagamento de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo (IS) na compra da primeira habitação permanente.
A decisão foi anunciada numa nota publicada no site da Presidência, que indica a “alteração do Código do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis e do Código do Imposto de Selo”.
O diploma da autoria do Governo prevê a isenção total para casas de valor até ao quarto escalão do IMT, isto é, até aos 316.772 euros e parcial para imóveis até aos 633.453 euros, aos quais se aplica a taxa correspondente a este escalão (8%). Para serem elegíveis, os jovens também não podem ter sido considerados dependentes para efeitos de IRS no ano da compra da casa.
O objetivo do Executivo é que a medida entre em vigor a 1 de agosto. O Governo estima que a medida represente um encargo de 25 milhões de euros em 2024 e de 50 milhões de euros em 2025.
Segundo cálculos do ECO, na carteira dos jovens, esta medida traduz-se, por exemplo, numa poupança de 13.378 euros de IMT e IS na compra de uma casa de 300 mil euros.
Além de se aplicar exclusivamente à aquisição da primeira casa de ambos os proprietários, é também restrita à compra de prédios urbanos ou de frações autónomas de prédio urbano destinadas, exclusivamente, a habitação própria e permanente, ficando de fora a aquisição de terrenos para construção.
(Notícia atualizada pela última vez às 18h26)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Isenção de IMT e Imposto de Selo para jovens já passou no crivo de Marcelo
{{ noCommentsLabel }}