Kamala Harris “orgulhosa” por ter o apoio necessário à nomeação dos democratas
Em pouco mais de 24 horas, a vice-presidente dos EUA alcançou o apoio de um número suficiente de delegados para garantir a nomeação do Partido Democrata às eleições presidenciais de 5 de novembro.
Kamala Harris precisa do apoio de 1.976 delegados, de cerca de 4 mil, para ganhar a nomeação presidencial democrata na convenção nacional do partido no próximo mês. Mas, pouco mais de 24 horas depois de Joe Biden ter desistido de concorrer à Casa Branca, a atual vice-presidente dos EUA já tem o apoio de 2.668 delegados, segundo uma contagem da Associated Press.
“Esta noite, estou orgulhosa por ter conseguido o apoio necessário para me tornar a candidata do nosso partido”, escreveu Kamala Harris na rede social X.
Tweet from @KamalaHarris
Os delegados são pessoas selecionadas para representar a sua zona eleitoral na Convenção Nacional Democrata (DNC, na sigla em inglês), onde serão nomeados os candidatos do partido à Presidência e à vice-presidência dos Estados Unidos.
Estes apoios não são vinculativos, mas, se se mantiverem até ao momento da votação dos delegados na eleição nominal virtual, prevista decorrer entre 1 e 7 de agosto, Kamala Harris conquista formalmente a nomeação do partido.
Desde domingo, congressistas e senadores democratas, todos os governadores democratas — incluindo da Califórnia, do Michigan e da Pensilvânia, que eram apontados como possíveis concorrentes de Kamala Harris à nomeação do Partido Democrata –, a ex-presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e Bill e Hillary Clinton responderam positivamente ao apelo à união de Joe Biden e declararam apoio à californiana. Por enquanto, Barack Obama mantém-se em silêncio.
Às promessas de apoio soma-se o forte aumento de fundos e donativos angariados para a campanha de Kamala Harris. Só nas primeiras 24 horas após confirmar a sua candidatura à nomeação presidencial democrata, recolheu um recorde de 81 milhões de dólares em contribuições, mais do que Joe Biden conseguiu nos primeiros dois meses da sua própria campanha.
De acordo com a campanha de Harris, mais de 888 mil pessoas fizeram donativos no dia seguinte ao anúncio de Biden, 60% das quais nunca tinham doado dinheiro neste ciclo eleitoral.
No seu primeiro discurso de campanha, onde era a sede da campanha de Joe Biden em Wilmington, Delaware, Kamala Harris disse que tinha pedido a Jen O’Malley Dillon, presidente da campanha do atual Presidente, para se encarregar da sua candidatura presidencial, e que Julie Chavez Rodriguez, diretora de campanha de Biden, também iria manter-se.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Kamala Harris “orgulhosa” por ter o apoio necessário à nomeação dos democratas
{{ noCommentsLabel }}