Cox Energy atinge receitas de 109 milhões, Ebitda de 23 milhões e lucro líquido de 5,3 milhões no primeiro semestre do ano

  • Servimedia
  • 26 Julho 2024

A empresa alcança resultados históricos graças à contribuição positiva dos ativos da empresa em funcionamento.

A Cox Energy, empresa de energia verticalmente integrada, cotada na Bolsa Institucional de Valores do México (BIVA) e na BME Growth em Espanha, divulgou os seus resultados financeiros para o primeiro semestre de 2024, que indicam que alcançou resultados recorde para o período, com receitas superiores a 109 milhões de euros, mais 95 milhões do que no mesmo período do ano anterior.

O Ebitda atingiu 23 milhões de euros, com uma margem sobre as vendas de 21%, e o resultado líquido ultrapassou os 5,3 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, valores recorde para a Empresa.

Por atividade, 57% das receitas da empresa provêm da divisão de produção, 26% da atividade de comercialização de energia e autoconsumo e 17% dos serviços de engenharia e procurement prestados pela Cox Energy.

A carteira da empresa inclui quatro activos energéticos em funcionamento, que contribuíram para impulsionar os resultados do primeiro semestre: a central de São João no Brasil (bioenergia), que representou 33% das receitas, a central de hibridação térmica SPP1 na Argélia (24% do volume de negócios) e a central fotovoltaica de San Javier no Chile.

A Cox assinou recentemente um acordo para a aquisição de 51% da central solar térmica Khi Solar One (África do Sul), que se tornará a central solar térmica mais alta do continente africano, com 205 metros de altura (na pendência da aprovação do governo local). Os restantes 49% estão nas mãos de parceiros locais. Trata-se de uma central solar térmica única de 50 MW com torre central e tecnologia de campo heliostática e armazenamento térmico. A Khi Solar One começou a funcionar em 2016 e é atualmente uma das principais instalações solares térmicas da África do Sul e a primeira central em torre a entrar em funcionamento no continente africano.

A Cox Energy irá operar e manter a central até 2036. A equipa de operação e manutenção de 85 pessoas da Khi Solar One será responsável pela execução de um programa de melhorias na central para otimizar o seu desempenho. Estas melhorias terão início em agosto deste ano e terão uma duração estimada de 12 meses. Espera-se que estas acções melhorem os actuais 100 GWh por ano de produção em mais de 30%.

A central tem um CAE de 20 anos (com vencimento em 2036) assinado com a Eskom, uma empresa pública de energia sul-africana, com garantia governamental e é financiada através de Project Finance com instituições multilaterais sul-africanas (DBSA e IDC) e internacionais (BEI, IFC, FMO e Proparco).

Para além destes activos operacionais, a Cox Energy tem mais de 3,6 GW de activos em várias fases de desenvolvimento. A carteira de projectos em desenvolvimento inclui mais de 60 projectos em diferentes geografias (1,8 GW nas Américas, 936 MW em Espanha e 885 MW em África).

SERVIÇOS DE ENGENHARIA

Os serviços de engenharia prestados pela Cox Energy registaram um forte crescimento ao longo do período em análise, representando no final do primeiro semestre do ano 17% das receitas (19 milhões de euros).

É de salientar a boa evolução da carteira de contratos de serviços de engenharia assinados e pendentes de execução. Atualmente, de janeiro a julho, foram adjudicados à empresa novos contratos em Espanha, África do Sul e Marrocos no valor de mais de 267 milhões de euros, cuja execução está prevista para os próximos 12-18 meses.

Como parte da estratégia regional da Cox Energy, durante o primeiro semestre do ano a empresa conseguiu rodar 54 MW para a China Three Gorges, como parte do acordo alcançado em 2023 para vender 619 MW em Espanha, onde 250 MW já foram rodados em estado COD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cox Energy atinge receitas de 109 milhões, Ebitda de 23 milhões e lucro líquido de 5,3 milhões no primeiro semestre do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião