Produção nacional representa 70% da emissão da RTP1, RTP2, SIC e TVI no primeiro semestre
A TVI foi o canal onde a programação nacional teve mais peso (79,2%), seguido pela RTP1 (76,5%) e SIC (74,3%). A RTP2, com 47,9% de programas de produção nacional, apresentou a grelha mais diversa.
No primeiro semestre do ano, mais de dois em cada três minutos de emissão nos canais RTP1, RTP2, SIC e TVI foram programas produzidos em Portugal.
A produção portuguesa representa assim cerca de 70% da oferta total dos quatro canais, num total de mais de 36 mil programas de 12 mil horas de duração, numa média de 20 minutos por programa. Os dados são da MediaMonitor (Grupo Marktest).
Entre os canais, a TVI foi onde a programação nacional teve mais peso (79,2%), seguido pela RTP1 (76,5%) e SIC (74,3%). Já a RTP2 foi o que apresentou a grelha mais diversa, com 47,9% de programas de produção nacional e 26,4% de outros países na UE.
Entre janeiro e junho de 2024, os segundos programas mais frequentes nos quatro canais foram aqueles que foram produzidos noutros países da União Europeia (UE), tendo ocupado 7,7% da grelha. A estes seguem-se os programas de produção conjunta e os produzidos no Brasil, que representaram, cada um, 2,1% da oferta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.