Universidade Alfonso X el Sabio forma uma geração de intérpretes de música moderna

  • Servimedia
  • 30 Julho 2024

A licenciatura em Performance de Música Moderna da UAX proporciona aos alunos um elevado nível técnico e interpretativo para enfrentar o seu desenvolvimento como intérpretes profissionais.

A licenciatura em Interpretação Musical Moderna ministrada na Faculdade de Música e Artes do Espetáculo da Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) aposta no “equilíbrio entre a formação teórica e prática para preparar os estudantes para se destacarem na indústria musical”.
A UAX explicou que “numa indústria como a da música, onde abundam o talento e a competitividade, aspectos diferenciais como a formação especializada são essenciais para fazer parte da próxima geração de artistas de sucesso no nosso país. Estilos musicais como o jazz, o gospel ou o pop encontraram o seu nicho” nesta universidade.

Acrescentou que a licenciatura em Performance de Música Moderna da UAX proporciona aos alunos “o mais alto nível técnico e interpretativo através de um programa multidisciplinar baseado no aperfeiçoamento da performance e da capacidade de tocar diferentes instrumentos em que o aluno pratica competências como a leitura à vista ou a improvisação”.

A Faculdade de Música e Artes do Espetáculo da UAX disponibiliza ainda aos alunos espaços específicos insonorizados para o estudo de instrumentos modernos, um laboratório de informática, cabines insonorizadas para estudo pessoal, um auditório e oficinas de prática instrumental.

Ao mesmo tempo, esta licenciatura da Universidade Alfonso X el Sabio aposta no talento dos seus alunos, ligando-os ao mundo do trabalho. A faculdade desenvolve uma série de iniciativas que introduzem os seus alunos na indústria do espetáculo que os espera depois de concluírem a sua formação. Uma das mais destacadas é a celebração de uma série de concertos no histórico Café Berlín, em Madrid. Nestes recitais, os alunos foram os principais protagonistas, demonstrando mensalmente ao público os conhecimentos adquiridos no curso.

GRANDES TALENTOS DO JAZZ

Salientou que, desde a sua criação, este curso tem sido um berço de talento para alunos ilustres que deixaram a sua marca, fazendo da Faculdade de Música e Artes do Espetáculo da UAX um lugar de destaque na formação destes profissionais.

Uma das antigas alunas que conseguiu afirmar-se no panorama musical é Carmen Lancho, uma das cantoras mais promissoras do jazz nacional. Esta madrilena de 23 anos é uma referência na técnica vocal, combinando o jazz vocal mais clássico com o bebop instrumental. Já partilhou o palco com músicos como Ben Solomon, Tony Glausy, Félix Rossy e Enrique Oliver e actuou em festivais e locais como Jamboree, Milano, Clamores, La Bilbaina e o Festival de Jazz Ciudad de Talavera, entre outros.

“O êxito dos alunos não seria possível sem o elenco de profissionais encarregados de ensinar e acompanhar o aluno na sua formação musical. Estes especialistas não só fornecem conhecimentos teóricos e práticos de alto nível, como também dão um exemplo a seguir”, afirma a universidade.

Pepe Rivero é um pianista e compositor que faz parte da chamada “Nova Geração” de músicos cubanos que se destacaram na cena internacional do jazz. Atualmente, é professor de piano, tarefa que acumula com a direção musical do Festival de Jazz Latino em Espanha. Desde que se mudou para Espanha, colaborou com músicos como Paquito D’Rivera e Celia Cruz, a quem acompanhou nos seus concertos em Espanha, bem como em sessões de gravação.

Lara Vizuete ensina canto, improvisação para cantores e repertório vocal na UAX. Esta jovem cantora e compositora espanhola participou em festivais internacionais como o Jazz Vitoria, Fira B, Jazzaldia Extra e o concurso Alternativas. Nos últimos anos colaborou com músicos como Chico Pinheiro, Perico Sambeat e Tim Ries, e actuou como backing vocal de artistas da etiqueta Motown como Kim Weston, Melvin Davis e Lala Brooks, entre outros.

Trinidad Jiménez ensina Flauta Moderna, Combo, Harmonia e Leitura. Esta flautista e compositora participou em numerosos festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Jazz de Madrid, European Music Open, Terras Sem Sombra, Bienal de Flamenco de Sevilha, Bodrum Ballet Festival, Eurasian Dance Festival e Ellas Crean, entre outros. Partilhou o palco com artistas como Anabel Veloso Cia, Enclave Danza, Larumbe Danza, Karen Lugo, Manuela Tessi, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade Alfonso X el Sabio forma uma geração de intérpretes de música moderna

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião