Está grávida? Saiba a que urgência se pode dirigir
Urgências de obstetrícia do Hospital de Leiria, Hospital de São Bernardo, Hospital Garcia de Orta, Hospital Santa Maria e Hospital Caldas da Rainha estão encerradas esta segunda-feira.
As urgências de obstetrícia têm registado constrangimentos e só este domingo 11 estiveram encerradas, mais de metade na zona da Grande Lisboa. Após as urgências de ginecologia e obstetrícia na região de Lisboa e Vale do Tejo terem registado picos de afluência, está agora normalizada.
De acordo com o portal do SNS, esta segunda-feira cinco urgências de obstetrícia estão encerradas – Hospital de Santo André (Leiria), Hospital de São Bernardo (Arrábida), Hospital Garcia de Orta (Almada), Hospital Santa Maria (Lisboa), Hospital Caldas da Rainha (Oeste) -, duas referenciadas (Braga e Amadora-Sintra) e 37 abertas.
O Ministério da Saúde, os diretores clínicos e presidentes dos conselhos de administração dos hospitais envolvidos, em reuniões que contaram também com a colaboração do colégio de Obstetrícia da Ordem dos Médicos, delinearam um plano para os meses de junho a setembro para as urgências de obstetrícia da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Fonte oficial do Ministério da Saúde explica que “as três maternidades localizadas na Península de Setúbal estão a funcionar em rotatividade semanal, garantindo uma urgência sempre aberta ao exterior”.
No caso da Grande Lisboa, as urgências de obstetrícia/ginecologia ao fim-de-semana estão “asseguradas através da abertura permanente da Maternidade Alfredo da Costa e do Hospital de Cascais, que são apoiados pelo Hospital de São Francisco Xavier um fim de semana por mês e pelo Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) outros dois fins-de-semana por mês”.
“Por sua vez, o Hospital de Vila Franca de Xira e o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, funcionam, igualmente, de forma alternada. Informa-se ainda que, no caso dos hospitais de Caldas da Rainha, do Médio Tejo e de Santarém, também existe uma coordenação para que resposta ao nível da urgência de obstetrícia/ginecologia seja alternada“, indica.
A lista de urgências de obstetrícia abertas e encerradas pode ser consultada aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Está grávida? Saiba a que urgência se pode dirigir
{{ noCommentsLabel }}