Os autarcas congratulam-se com o facto de ter sido cumprida a vontade dos municípios onde será instalado o parque eólico do Cluster de Maestrazgo
Os presidentes das Câmaras Municipais de El Maestrazgo e Gúdar-Javalambre manifestaram a sua satisfação pela aprovação da Autorização Administrativa de Construção do parque eólico de Teruel.
Numa declaração institucional, os presidentes destes municípios afirmam que “se cumpre assim a vontade dos municípios onde se desenvolverá o projeto e da grande maioria dos seus vizinhos”, e recordam que o modelo de projetos de energias renováveis foi apoiado nas urnas, tanto nas eleições locais e regionais, como nas eleições europeias. Além disso, afirmam que é “a forma de revitalizar as nossas cidades e aldeias e a única e última alternativa viável para garantir o seu futuro e evitar o seu desaparecimento”.
Os municípios festejam, por isso, a aprovação em Conselho de Ministros, a 23 de julho, de um projeto que permitirá aos seus vizinhos não só “ver os moinhos de vento das aldeias vizinhas, mas também usufruir dos recursos económicos que este projeto trará”. Não é de estranhar que o parque eólico traga aos municípios onde está instalado benefícios importantes e milionários através de impostos e taxas municipais, que serão utilizados em “serviços e equipamentos que melhorarão significativamente a vida de todos os habitantes”.
Os autarcas estão convencidos de que o projeto “vai gerar emprego e riqueza nas regiões de Maestrazgo e Gúdar-Javalambre” e que vai ajudá-los a “fixar e atrair população, bem como novas empresas e projetos para o território”.
Estes autarcas afirmam ainda que irão garantir que o projeto se desenvolva nos termos que negociaram “durante anos, procurando sempre o melhor” para os seus municípios e vizinhos.
SESSÃO PLENÁRIA DO TERUAL
Os conselheiros que fazem parte da associação Viento Alto (La Iglesuela del Cid, Cantavieja, Mirambel, Bordón, La Cuba, Tronchón, Fortanete, Villarluengo e Puertomingalvo) também estiveram presentes na sessão plenária do Conselho Provincial na semana passada, na qual a proposta de rejeição da decisão do Conselho de Ministros de autorizar o Cluster de Maestrazgo teve apenas três votos a favor, correspondentes aos três deputados de Teruel Existe.
Assim, tanto os seus próprios parceiros de governo (PP e PAR) como a oposição (PSOE) apoiaram a construção deste parque eólico, votando contra a proposta. Uma decisão que foi aplaudida por estes autarcas e que subscreve a vontade das câmaras municipais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Os autarcas congratulam-se com o facto de ter sido cumprida a vontade dos municípios onde será instalado o parque eólico do Cluster de Maestrazgo
{{ noCommentsLabel }}