Negócios +M

Altice vende empresa de publicidade digital Teads em negócio de mil milhões de dólares

Flávio Nunes,

Patrick Drahi aceitou fundir a sua plataforma de publicidade digital com a norte-americana Outbrain, recebendo 725 milhões de dólares à cabeça, mas ficando com 42% da nova empresa.

A Altice International, dona da Altice Portugal, assinou um acordo para vender a empresa de publicidade digital Teads à norte-americana Outbrain, numa operação que totaliza mil milhões de dólares (cerca de 916 milhões de euros). O negócio é feito numa altura em que o dono da Altice, Patrick Drahi, está sob pressão para reduzir a montanha de dívida do grupo.

Nos termos deste acordo, anunciado no passado dia 1 de agosto, a Teads vai fundir-se com a Outbrain, criando “uma das maiores plataformas abertas de publicidade na internet”, com presença em mais de 50 mercados e um EBITDA combinado entre 180-190 milhões este ano, disse a empresa num comunicado.

A Outbrain vai pagar à Altice, à cabeça, 725 milhões de dólares, e outros 25 milhões de dólares no futuro. A Altice recebe ainda 35 milhões de ações comuns da Outbrain, avaliadas em 170 milhões de dólares ao preço de fecho do dia 31 de julho, mais 105 milhões de dólares num instrumento financeiro que paga dividendos e que pode ser convertido em ações.

Assim, a Altice ficará dona de 42% da nova empresa, mas a sua posição poderá aumentar até 47% após a conversão desse instrumento. A Altice indicou esperar que esta transação fique concluída no primeiro trimestre do ano que vem, estando ainda sujeita à aprovação regulatória e dos acionistas da Outbrain.

O grupo controlado por Patrick Drahi comprou a Teads em 2017 num negócio avaliado em 285 milhões de euros, sujeito ao cumprimento de metas de receita. A empresa, fundada em 2011, é especializada em anúncios de vídeo que são reproduzidos automaticamente à medida que os utilizadores descem numa página na internet.

A Outbrain, por sua vez, fornece recomendações e vários tipos de conteúdos no final de artigos na internet. Após a finalização desta fusão, o CEO da Outbrain, David Kostman, irá liderar a nova empresa, enquanto os co-CEO da Teads, Bertrand Quesada e Jeremy Arditi, serão co-presidentes.

Para a Altice, este negócio é mais uma necessidade do que uma decisão estratégica. À Bloomberg, Alexis Sebah, portfolio manager da gestora de ativos Edmond de Rothschild, comentou que a avaliação da Teds fica aquém das expectativas, “mas fechar um negócio era essencial” para o grupo. Patrick Drahi tem estado a vender ativos em vários mercados e ainda este ano também esteve perto de vender a Altice Portugal, dona da Meo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.